O riso como instrumento no processo de cura e recuperação de doenças. Para quem tem interesse em trabalhar com essa ferramenta – ou é apenas um curioso – a ADUFPB recebeu 120 livros do professor de saúde coletiva da UFPB Aldenildo Costeira, para doação: “PalhaSUS – Luta que se faz com cuidado e amorosidade”, do qual ele é um dos organizadores, e “Educação popular e formação em saúde na perspectiva do palhaço cuidador: estudo com base em um projeto de extensão”, de sua autoria.
Lançados no final de 2019, os livros encontraram dificuldades na sua distribuição, pois logo teve início a pandemia de covid-19. “Agora estamos retomando esse processo, tanto em formato físico quanto virtual”, diz o professor, que também é médico, ator de teatro de rua, palhaço cuidador e coordenador o projeto de extensão da UFPB denominado PalhaSUS. Tendo o riso como um fator interveniente no estado de saúde de uma pessoa, independentemente de gênero e faixa etária, Costeira usa ferramentas da arte popular para desenvolver ações de humanização e educação em saúde.
Quem quiser adquirir os livros na forma física, basta ir à ADUFPB, pedir os exemplares e preencher seus dados na planilha de entrega. Para quem quiser adquiri-los em PDF, é só fazer o download clicando nos títulos: “PalhaSUS – Luta que se faz com cuidado e amorosidade” e “Educação popular e formação em saúde na perspectiva do Palhaço Cuidador: estudo com base em um projeto de extensão”.
Para quem está em outro município, é preciso enviar um e-mail para grupopalhasus@gmail.com ou fazer contato pelo WhatsApp Business (83) 8173-1138 e solicitar o envio de um ou dos dois livros. Quem quiser contribuir financeiramente com o Projeto PalhaSUS, pode se informar por meio desses mesmos contatos.
Fonte: Ascom ADUFPB