É, o carnaval deste ano vai ser diferente. Em tempos de pandemia, o lugar do folião é longe das aglomerações que são a cara da festa mais popular do Brasil. Mas nem por isso precisamos convidar a tristeza para tomar conta do nosso mês de fevereiro. Há muitas maneiras diferentes de conjugar o verbo “foliar”.
E foi com essa certeza que a ADUFPB resolveu colocar o bloco na “rede”. A rede mundial de computadores. Nesta sexta-feira (12/2), não fosse a pandemia, a sede do sindicato estaria cheia de foliões se organizando para a festa da noite: o desfile do bloco Corujas – Amantes da Folia.
Na falta de uma boa aglomeração, vamos poder reviver alguns dos melhores momentos desses últimos 15 anos de festa. Sim, em 2021, o Corujas está debutando. E a ADUFPB preparou um vídeo-documentário com muitas imagens e depoimentos que resgatam a história do bloco e o seu papel na defesa da cultura e na luta sindical. O vídeo será disponibilizado no canal do sindicato no Youtube e vai circular nas nossas redes sociais a partir das 18h, horário de início da concentração do Corujas.
Entre os participantes do documentário está o atual presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, que foi um dos fundadores do bloco, além de ex-presidentes e tradicionais foliões. Um dos mais assíduos é o autor do hino do bloco: Salvador Di Alcântara. “Que façamos um bom carnaval, pelo menos em tese, já que não pode ser em prática. Que o coração esteja cheio de alegria, que é o que interessa. O frevo é imortal”, sentencia Alcântara no vídeo.
Criado em 2006, este ano o bloco completa 15 anos. Tradicionalmente, ele sai junto com o Cafuçu, um dos mais irreverentes blocos de rua do pré-carnaval de João Pessoa. Essa parceria é antiga e há anos os dois blocos irmãos estão tão entrelaçados que se confundem. Para falar sobre essa irmandade, também estão no vídeo dois dos fundadores do Cafuçu: os irmãos Buda e Bertrand Lira.
Eles lembram que os dois blocos têm origens parecidas. “O Cafuçu e o Corujas têm uma identidade de origem, porque a formação do Cafuçu se deu exatamente no meio universitário, no meio artístico, no meio cultural da cidade. E essa também é a formação dos Corujas”, declara Buda Lira no documentário.
Assista ao documentário. Ele estará disponível a partir das 18h desta sexta-feira, 12 de fevereiro. Você pode acessar diretamente o Youtube da ADUFPB (www.youtube.com/adufpb) ou nossos perfis no Instagram (@adufpboficia) e no Facebook (@adufpb.sindicato).
E cante junto com a gente o hino dos Corujas:
Corujas, Amantes da Folia
(Salvador Di Alcântara)
Xô aperreio!
Viva alegria!
Somos Corujas amantes da folia!!!
Xô aperreio!
Viva alegria!
Somos os Corujas amantes da folia!!!
Xô, xô aperreio
Stress, aulas, provas, pontos, pautas e reuniões
Somos Corujas
Amantes da folia trazendo seus foliões
Somos Corujas amantes da folia
Chegando do dia a dia
Diretos do labutar
Vamos soltar os bichos, cair no passo
Mas sem perder o compasso
Vamos todos foliar
Nada de aulas, nem provas, nem extensão
Nem prática, nem teoria
Isso aqui não vale não
O que importa é se esbaldar cair no passo
De corpo e alma, deixar sangrar coração
Nada de tese, mestrado, nem doutorado
Nem ficar aperreado com pesquisa e coisa e tal
A palavra de ordem agora é frevo
E a pauta é o carnaval
Fonte: Ascom ADUFPB