Foram empossados na tarde desta quarta-feira (17/2) os 106 membros do Conselho de Representantes da ADUFPB, Gestão 2015/2017. Na ocasião, os novos conselheiros definiram a realização de uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira (22/2), às 15h, na sede da entidade, localizada no Centro de Vivência do campus I. O objetivo é discutir o processo eleitoral deste ano para o cargo de reitor/reitora da Universidade Federal da Paraíba.
A cerimônia de posse do Conselho de Representantes começou às 15h, no auditório do CCTA (Centro de Comunicação, Turismo e Artes). A abertura foi feita pelo presidente da ADUFPB, Marcelo Sitcovsky, que destacou a importância do CR como instância deliberativa, contribuindo com a gestão e o dia a dia da entidade.
“Do nosso sindicato, que, ao longo desses 37 anos, tem tido como marca registrada a defesa intransigente da universidade pública, gratuita e de qualidade, a defesa intransigente dos trabalhadores docentes da nossa universidade. E que é parte da história do nosso sindicato nacional, o Andes”, declarou.
Ele deu informes ainda a respeito do 35º Congresso do Andes, realizado de 25 a 30 de janeiro em Curitiba, destacando que o evento promoveu discussões fundamentais, que abordaram desde questões corporativas até o debate do contexto político nacional. Sitcovsky ressaltou que uma das questões que mais preocupam a categoria neste momento é a sinalização de uma nova Reforma da Previdência, que promoverá perigosos regressos de direitos no País.
Por esse motivo, mais do que nunca é necessária uma articulação efetiva dos servidores públicos federais. Assim, está marcada para o dia 24 deste mês, na ADUFPB, a primeira reunião do ano do Fórum das Entidades de Servidores Públicos Federais na Paraíba, que deve discutir a questão previdenciária e o aumento abusivo realizado recentemente pela Geap.
Outro informe apresentado pelo presidente da ADUFPB foi a respeito da reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada na terça-feira (16) para votar a minuta de regimento da eleição para reitor/reitora na UFPB. A sessão foi marcada por protestos devido à proposta de inclusão dos funcionários da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) no colégio eleitoral da universidade. A mudança foi aprovada por 24 votos a 16 (com três abstenções).
Uma reunião extraordinária do Consuni está marcada para o dia 23 (próxima terça-feira), às 16h, para tratar da formação da Comissão Especial que coordenará, organizará e supervisionará o processo eleitoral de escolha do reitor/reitora. Por esse motivo, a nova Gestão do Conselho de Representantes da ADUFPB marcou uma reunião para a próxima segunda-feira com o objetivo de discutir a participação da seção sindical nessa comissão.
Após os informes do professor Marcelo Sitcovsky, o ato de posse foi coordenado pelo professor Luciano Bezerra, que leu o termo de posse e convocou os conselheiros, um a um, para a assinatura do documento. Em seguida, foi realizada a escolha dos novos integrantes da coordenação e da secretaria do Conselho. Como coordenador, foi eleito o professor Ricardo Lucena, que terá o professor Pedro Jusselino como suplente. Já a secretária será a professora Auta Costa, com a professora Ivete Correia como suplente.
Em seu discurso, Ricardo Lucena agradeceu a indicação do seu nome e destacou a importância do Conselho de Representantes. Ele também prestou homenagem às professoras Elisa Bezerra Mineiros e Lúcia Giovanna Duarte de Melo, falecidas nos dias 10 e 11 de fevereiro, respectivamente.
A professora Lúcia Giovanna era aposentada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba e sócia fundadora da ADUFPB. Também aposentada, a professora Elisa Bezerra Mineiros era do Departamento de Serviço Social, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Além disso, era sócia fundadora da ADUFPB.
Veja fotos do evento:
Fonte: Ascom ADUFPB