O projeto de alargamento da orla de João Pessoa, anunciado no início de fevereiro pela Prefeitura da capital, tem gerado revolta entre ambientalistas e pesquisadores. Além de alertar para os impactos ambientais da obra, os especialistas criticam a falta de diálogo com a sociedade civil a respeito dos detalhes do projeto.
Para discutir o problema, a ADUFPB e o Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do sindicato, em parceria com o Comitê UFPB – Estudos Aterramento/Alargamento das praias de João Pessoa, realizam nesta quarta-feira (22) uma mesa-redonda com o tema “Alterações no litoral pessoense: interesses, impactos e perspectivas”. A atividade será realizada no Centro de Vivência do campus I, das 15h às 18h, e é aberta a todas as pessoas interessadas.
Para o debate, estarão presentes o professor e pesquisador do Departamento de Geociência da UFPB, Saulo Vital, a deputada estadual Cida Ramos e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Horta Júnior.
O objetivo do encontro é mostrar os impactos do projeto de engorda da orla no meio ambiente, na saúde e na qualidade de vida da população. “Convidamos todas e todos a participar e contribuir com as discussões e encaminhamentos possíveis para esse importante momento que vive a nossa cidade de João Pessoa”, reforçou o professor Ricardo Lucena, coordenador do GTPAUA.
AGENDE-SE
Mesa-redonda “Alterações no litoral pessoense: interesses, impactos e perspectivas”
Data: quarta-feira, 22 de março
Horário: das 15h às 18h
Local: Centro de Vivência do campus I – João Pessoa
Debatedores:
– Saulo Vital – Pesquisador da Universidade Federal da Paraíba
– Cida Ramos – Deputada estadual
– Paulo Horta Júnior – Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina
Fonte: Ascom ADUFPB