A democracia e a autonomia são valores essenciais à vida universitária, aos quais, portanto, jamais podemos renunciar. Nesse sentido, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia, reunido em 05 de novembro do corrente ano, decidiu, por unanimidade, manifestar publicamente sua mais estrita solidariedade à Universidade Federal da Paraíba.
Com efeito, o ato presidencial que nomeia como reitor da UFPB um candidato que não teve um voto sequer no Colégio Eleitoral legitimamente constituído pela instituição, e cujo nome só foi incluído na lista tríplice por força de uma medida judicial expedida no apagar das luzes e sem tempo hábil para contestação, configura um flagrante e grave desrespeito à letra e ao espírito do artigo 207 da Constituição Federal.
Diante então dessa clara agressão à vontade e à inteligência da comunidade de docentes, estudantes e técnicos e das instâncias legítimas da UFPB, a comunidade da Universidade Federal da Bahia abraça a comunidade da Universidade Federal da Paraíba, rejeitando mais este ataque à autonomia universitária.