A ADUFPB lança nesta sexta-feira (26/6) mais um projeto inovador: o Momento Arte e Cultura. A proposta é produzir e lançar ao público, pelas redes sociais, vídeos curtos com apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança. Com essa iniciativa, o sindicato reconhece o valor da produção artística e reafirma a importância da cultura para a formação de uma sociedade democrática e plural.
Os vídeos serão lançados semanalmente, sempre às sextas-feiras. Na estreia do projeto, a ADUFPB apresenta Ingrid Trigueiro, atriz paraibana com premiações nacionais e internacionais, amplamente reconhecida e aplaudida por suas atuações no teatro e no cinema. Seus recentes trabalhos no audiovisual são os premiados Rebento, de André Morais, e Bacurau, dos diretores pernambucanos Kleber Mendonça e Juliano Dornelles. Os próximos vídeos a serem lançados já estão em produção e trazem nomes como o diretor de cinema Torquato Joel, a escritora Débora Gil Pantaleão e a dançarina Iara Costa.
A iniciativa do Momento Arte e Cultura partiu da necessidade de fortalecer as campanhas de valorização da cultura brasileira em meio aos ataques que o setor artístico vem sofrendo por parte das forças políticas conservadoras do país. Uma das primeiras medidas do atual governo, ao assumir, foi extinguir o Ministério da Cultura, abandonando projetos de apoio e incentivo ao setor. A Secretaria de Cultura, criada em substituição, vem refletindo o pensamento retrógrado e preconceituoso que dá o tom do atual governo.
Em meio à falta de políticas para o setor, os artistas e demais profissionais da cultura ainda enfrentam os efeitos da pandemia de covid-19. Eles estão entre as categorias mais afetadas, pois, com o isolamento social, o contato com o público se tornou impossível em espaços tradicionais, como teatros, cinemas, exposições, lançamentos, shows musicais e espetáculos de dança.
“Com o Momento Arte e Cultura, a ADUFPB homenageia os artistas e os convida a falar sobre produção criativa, refletir sobre arte e cultura, considerando seus impactos na sociedade e no indivíduo e nos instigando a ponderar sobre os equívocos de uma sociedade que marginaliza os artistas. Os vídeos estão sendo produzidos pela assessoria de comunicação do sindicato e, por si só, já são peças de arte que, temos certeza, vão levar o público a várias reflexões”, avalia a Diretora Cultural da ADUFPB, professora Sandra Luna.
Assista ao primeiro vídeo do projeto:
Fonte: Ascom ADUFPB