O homenageado desta semana do projeto Momento Arte e Cultura da ADUFPB é o ator e produtor cultural Buda Lira, um dos fundadores do projeto Folia de Rua em João Pessoa. Natural do município de Uiraúna, no Sertão paraibano, Buda Lira viveu a infância e a adolescência em outro cidade sertaneja: Cajazeiras. Lá, ainda muito jovem, ele começou a incursionar pelo teatro nos anos 70. Teve a oportunidade de trabalhar com grupos de teatro amadores e mantinha uma forte atuação na vida cultural da cidade.
Mudou-se para a capital, João Pessoa, onde continuou trabalhando no teatro amador e participando dos movimentos de organização do setor da cultura. Chegou a ser presidente da Federação Paraibana de Teatro e teve atuação na Confederação Nacional de Teatro Amador.
Em 1989, tornou-se um dos criadores do bloco Cafuçu, que aposta na irreverência dos figurinos bregas e acessórios exagerados para levar a animação ao pré-carnaval de João Pessoa. Depois, participou da fundação do projeto Folia de Rua, iniciativa que reuniu os blocos pré-carnavalescos da capital.
Como ator, participou de filmes famosos, como Aquarius (que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2016) e, mais recentemente, Bacurau (que conquistou o Prêmio do Júri em Cannes, em 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, depois de O Pagador de Promessas).
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da nossa produção artística. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com Buda Lira: