Andes realiza encontro nacional de Carreira nos dias 20, 21 e 22/11
Esta semana promete novos e decisivos lances sobre a nova carreira docente. O Ministério do Planejamento (MPOG) convocou uma audiência para a tarde desta quinta-feira (19/11) com dirigentes do ANDES e do Proifes, na qual apresentará uma proposta de Projeto de Lei sobre a carreira. Tão logo a proposta seja divulgada, a ADUFPB fará uma divulgação maciça entre os sócios e já convocou uma reunião do Conselho de Representantes para a quinta-feira seguinte, 26/11, exclusivamente para examinar a proposta, além de uma rodada de Assembléias com o seguinte calendário: Terça-feira (01/12), Areia e Bananeiras; Quarta-feira (02/12), João Pessoa e, na quinta-feira (03/12), no Litoral Norte.
Ainda sobre a carreira docente, outra informação importante é que o setor das Universidades Federais do ANDES esteve reunido no último final de semana e, após acalorados debates, aprovou um proposta de carreira docente, na qual todos os novos ingressantes entrarão, indistintamente, na classe de Professor Auxiliar I, diferenciando apenas os incentivos de titulação para doutores, mestres e graduados. Vale ressaltar que esta estrutura de carreira passaria a valer apenas para os novos ingressantes.
O Andes, também, firmou uma posição, no momento, contra a efetivação de uma nova classe no topo de carreira (o professor Sênior), estando, no entanto, aberta a discussões sobre o piso da carreira. As propostas do Setor das IFES precisam ser referendas no Encontro Nacional de Carreira do Andes, que acontecerá em Brasília, nos dias 20, 21 e 22 de novembro.
Clique aqui para ler a cópia do Ofício do MPOG convocando a reunião com as entidades docentes e o Boletim da ADUFPB nº 84
Fonte: Boletim da ADUFPB – Ed 84 – Novembro de 2009