Mulheres de todo o país vão sair às ruas neste sábado, 4/12, para protestar contra a política elitista, violenta, genocida e misógina do governo Bolsonaro. Diretoras da ADUFPB, as professoras Sandra Luna e Rita Porto, que representam o sindicato no Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba, têm participado ativamente da construção do ato “Bolsonaro Nunca Mais”.
A mobilização foi definida em plenária nacional realizada no dia 23 de novembro e a convocatória é feita por mulheres das entidades que compõem a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, articulação que organizou seis manifestações ao longo do ano. A agenda parte das ações que acontecem desde 2018 com o #EleNão, movimento liderado por mulheres que reuniu milhões de pessoas nas ruas de todo o Brasil.
“A construção do 4 de dezembro é a continuação do trabalho de 2018. Essa foi uma campanha muito grande, inclusive na Marcha Mundial das Mulheres, e agora na Campanha Nacional Fora Bolsonaro”, explica a diretora de Política Educacional e Científica da ADUFPB, Rita Porto.
De acordo com ela, na Paraíba, o movimento é composto por várias associações de mulheres, movimentos de negritude de mulheres, além de entidades sindicais e partidos políticos. “No dia 4 de dezembro, somos ‘Fora Bolsonaro e Mourão’, pela dignidade das mulheres, por uma política para as mulheres e contra o feminicídio, o machismo e todas as formas de discriminações”, afirma Rita Porto.
Na Paraíba, o ato “Bolsonaro Nunca Mais” será realizado nas duas maiores cidades do Estado: João Pessoa e Campina Grande. Na capital, o protesto começa às 9h, com concentração no Lyceu Paraibano, seguindo em caminhada até o Ponto de Cem Réis e concluindo com um ato público cultural com apresentações artísticas, oficina de cartazes e performances. Em Campina Grande, a Praça da Bandeira será o local do ato, que iniciará também às 9h e contará com distribuição de panfletos, intervenções e apresentações culturais.
“O ataque que as mulheres têm sofrido no governo Bolsonaro é inegável”, denuncia o chamado nacional para o ato, assinado por 29 organizações. Entre elas, estão a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento Negro Unificado (MNU), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).
Assinam também a convocatória os setoriais de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB).
Confira onde tem atos confirmados:
. Aracaju (SE) – 9h, Praça do Mercado
. Belo Horizonte (MG) – 14h, Praça da Liberdade
. Brasília (DF) – 15h – Praça Marielle Franco – Setor Comercial Sul
. Cuaibá (MT) – aguardando hora e local
. Curitiba (PR) – 9h, na Praça Santos Andrade
. Florianóplis (SC) – 9h30, Largo da Alfândega
. Fortaleza (CE) – 15h, Praça da Gentilândia, Benfica
. Goiânia (GO) – 9h, em frente a Catedral Metropolitana
. João Pessoa (PB) – 9h, concentração será no Lyceu Paraibano e caminhada até o Ponto de Cem Réis, concluindo com um ato público cultural com apresentações artísticas, oficina de cartazes e performances.
. Maceió (AL) – 17h, Praça Marcílio Dias
. Natal (RN) – 15h, no cruzamento da Bernardo Vieira com a Salgado Filho, em frente ao Midway
. Palmas (TO) – agurdando horário e local
. Porto Alegre (RS – 16h, Praça do Tambor, próximo à Usina do Gasômetro
. Recife (PE) – 14h, Praça do Diário
. Rio de Janeiro (RJ) – 10h, Candelária
. Salvador (BA) – 13hs, na Praça da Fazenda Grande 2, próximo à Companhia da Polícia Militar.
. São Luís (MA) – 15h, Praça Gonçalves, no Centro
. São Paulo (SP) -14h, Masp, na Avenida Paulista
Tem atos marcados também em várias cidades do interior dos estados. Veja:
. Anchieta – 16h, colocação de faixas, cruzes e laços lilás na Praça
. Campinas (SP) – 9h, Largo do Rosário
. Santos (SP) – agurdando hora e local
. Campina Grande – 9h, Praça da Bandeira – terá distribuição de panfletos, intervenções e apresentações culturais.
. Caxias (RS) – 16h, Praça Dante Alighieri
. Chapecó – 8h, faixaços e panelaços nos semáforos; e, 11h30, debate de conjuntura no SITESPM
. Blumenau – 10h30, Praça do Teatro Carlos Gomes
. Juazeiro do Norte (CE) – 16h, no Giradouro
. Mossoró (RN) – 8h, Praça do Pax
. São Miguel do Oeste – 14h30 – Praça Belarnino Anonni
. Sorocaba (SP) – 18h30, Rua Julio Hamsen, 140
Fonte: Ascom ADUFPB