O trompista e professor da UFPB Cisneiro Andrade é o destaque do novo vídeo do projeto Momento Arte e Cultura, desenvolvido pela ADUFPB. Integrante do Sexteto Brassil, grupo que este ano completa 42 anos de atividades, ele é uma das principais referências da trompa no cenário musical brasileiro, já se apresentou nos Estados Unidos e em países da América Latina e da Europa e realizou gravações pelas emissoras de rádio WGBH-Boston e BBC-Londres.
Cisneiro Andrade é natural de Recife (PE) e radicado na Paraíba há mais de 30 anos. Em 1989, graduou-se no Curso de Bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, na habilidade Trompa. Já como professor na instituição, participou de vários festivais de música realizados em Londrina, Campos do Jordão, Brasília, Curitiba, Belém em outras cidades brasileiras.
Em 2010, atuou com o Quinteto Latino-americano de Sopros do Projeto Sonora Brasil do SESC numa turnê pelo Brasil que realizou um total de 87 concertos. Como camerista, pode ser ouvido em seus CDs gravados com o Sexteto Brassil, dois deles lançados na Europa, Ásia e América do Norte pelo selo inglês Nimbus Records: o álbum duplo “Bem Brassil”, de 2006, pelo FIC-PB, e o CD “Brassil interpreta compositores da Paraíba”, de 2008, pelo MinC/Petrobras.
Seus últimos trabalhos em DVD incluem “Um sopro de Brasil”, do projeto Memória Brasileira/2004 (MinC/Petrobras), que reuniu as principais expressões da música para instrumentos de sopro nacional, e “Sivuca: O poeta do som” (Funesc/PB/2005).
Sobre o projeto
O projeto Momento Arte e Cultura, idealizado pela ADUFPB, visa homenagear nomes das artes e reconhecer o valor da nossa produção artística. Por meio de vídeos curtos, lançados nas redes sociais sempre às sextas-feiras, o sindicato leva ao público apresentações, relatos e reflexões de artistas das mais diversas áreas, como teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas e dança.
Assista ao vídeo com Cisneiro Andrade: