Com o objetivo de pressionar o governo federal, a categoria docente da UFPB participa, nesta quinta-feira (22), do Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Carreira e da Educação Pública, convocado pelo Andes – Sindicato Nacional e pelo Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), com atividades em todo o país. Para tal, a ADUFPB programou um café da manhã seguido de uma mesa-redonda, intitulada Campanha Salarial 2024. As atividades acontecem na sede do sindicato, no Centro de Vivência do campus I,a partir das 8h30.
Decidido durante a Assembleia Geral realizada nessa terça-feira (20), o debate terá a participação dos professores da UFPB: Edson Franco (Departamento de Finanças e Contabilidade), tesoureiro do sindicato; Jaldes Meneses (Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social), ex-presidente da ADUFPB; e Aloísio da Silva Lima (Departamento de Engenharia de Produção). A mediação ficará por conta da diretora para Assuntos de Aposentadoria da ADUFPB, professora Rita Porto (Departamento de Habilitação Pedagógica).
Nessa mesma data, ocorrerá a terceira rodada da Mesa Específica e Temporária, que trata das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em Brasília (DF). Já no dia 26 de fevereiro, o Fonasefe organizará, às 19h, uma live que abordará o detalhamento da contraproposta de reajuste salarial para 2024 e a existência de recursos que atendam às necessidades das servidoras e dos servidores públicos federais. A proposta salarial apresentada pelo governo federal, no ano passado, foi de reajuste zero em 2024.
O Dia Nacional de Luta com Paralisação dos Servidores Públicos ocorrerá em 28 de fevereiro. No mesmo dia, às 14h30, será realizada a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.