Com uma mesa-redonda online e uma videoconferência, a Jornada Novembro Negro dará início a uma série de encontros em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesse domingo (20). Inicialmente divulgada como presencial, ela passará a ser realizada na modalidade virtual – ajuste exigido pelo aumento constante dos casos de covid entre a população – e emitirá certificados. O evento começa às 9h desta terça (22), no canal da ADUFPB no YouTube.
“O sistema de cotas e a permanência na universidade” é o tema da mesa-redonda inicial, que contará com o professor Antonio Baruty, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFPB, e os coletivos de estudantes negras e negros de Medicina e de Relações Internacionais (Cenri). Depois, haverá a participação especial de Nicéia Amauro, professora da Universidade Federal de Uberlândia e presidenta, entre os anos de 2018-2020, da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Ela abordará o tema “As mulheres negras na área de exatas”.
Promovida pela ADUFPB e o Neabi, a Jornada Novembro Negro discutirá política de cotas, conhecimento, saberes, resistência e saúde da população negra. A mediação dos debates ficará a cargo da professora Anita Leocádia, diretora Política Social da ADUFPB e representante do Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do sindicato.
Certificados – Para que os participantes tenham acesso ao certificado, é necessário preencher um formulário (disponível aqui) e marcar presença no chat das lives, com identificação por meio do nome e do lugar de origem.
AGENDE-SE
Jornada Novembro Negro da ADUFPB
22/11 – terça-feira (1º dia)
Canal da ADUFPB no YouTube – https://youtu.be/oE0maJ8abgY
Das 9h às 11h30
Mesa-redonda “O sistema de cotas e a permanência na Universidade”
Debatedores(as):
– Antonio Baruty (Neabi)
– Coletivo de Estudantes negras e negros de Medicina da UFPB
– Coletivo de Estudantes de Relações Internacionais (Cenri)
Videoconferência “As mulheres negras na Área de Exatas”
Palestrante:
– Nicéia Amauro (Universidade Federal de Uberlândia)
Mediação:
– Anita Leocádia Pereira dos Santos (GTPCEGDS/ADUFPB)
Fonte: Ascom ADUFPB