Na próxima segunda-feira (7), Dia do Jornalista, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito da UFPB ao professor doutor Pedro Nunes Filho. A solenidade se inicia às 19h no Auditório Cine Aruanda, no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), no Campus I, localizado na cidade de João Pessoa.
Após a cerimônia de outorga, está prevista uma programação acadêmica nos dias 8 e 9 de abril que contará com mostra de filmes e vídeos dirigidos por Pedro Nunes, além de duas mesas de diálogos sobre o professor homenageado. Essa atividade acadêmica será cadastrada como projeto de extensão da UFPB e está aberta à participação livre de todos interessados. Confira a programação completa no site da UFPB (https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-concede-titulo-de-professor-emerito-ao-docente-e-cineasta-pedro-nunes-filho)
O título honorífico de Professor Emérito é a honraria mais importante outorgada a um professor da casa aposentado pela UFPB. É uma distinção concedida aos professores apenas quando aposentados, por se destacarem em atividades didáticas de pesquisa e/ou ações notáveis de contribuição para o desenvolvimento da instituição de ensino.
Com 37 anos de atuação acadêmica, incluindo os tempos de serviço na UFPB e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a trajetória de Pedro Nunes Filho é marcada por vasta produção bibliográfica, audiovisual e fotográfica. Seu trabalho alcança os campos do Ensino (formação acadêmica na Graduação e na Pós-Graduação) e o desenvolvimento de metodologias inovadoras que conjugam a docência articulada com a pesquisa e a extensão.