A Diretoria Executiva da ADUFPB, desde que foi anunciada a convocatória das Centrais Sindicais para realizar, no dia 5 de Dezembro, a Greve Nacional em defesa da Previdência e contra os ataques aos direitos, envidou todos os esforços para construir as atividades de mais este dia de luta.
Inicialmente, procuramos articular com as centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo a possibilidade de realização de uma plenária conjunta para construção das atividades referentes ao dia 5 de Dezembro. No entanto, as agendas das organizações não permitiram a realização da plenária, mas a Diretoria da ADUFPB participou de reuniões com as organizações e Frentes, respeitando as agendas e ritmo de cada uma, defendendo a realização de atividades unitárias para o dia 5 de Dezembro em João Pessoa.
Na manhã de 1º de Dezembro, todos fomos surpreendidos com a divulgação de uma nota assinada por várias Centrais Sindicais suspendendo a Greve Nacional. Em resposta à nota das Centrais, várias organizações se manifestaram contra a suspensão, incluindo o ANDES-SN e a CSP-Conlutas. Na sequência, a CTB e a CUT também se manifestaram, afirmando a necessidade de manter as atividades programadas para o dia 5.
A Diretoria da ADUFPB estava reunida, na tarde de 1/12, e também fez a avaliação de que era imperativa a continuidade das atividades programas pelas Frentes e Centrais Sindicais, considerando, inclusive, que algumas categorias já haviam deliberado pela adesão à Greve Nacional. Na nossa avaliação, a realidade exigirá que sejam feitos balanços acerca da atitude de divulgação da nota de suspensão da Greve Nacional, mas, neste momento, concluímos que o fundamental é direcionar nossos esforços e energias para manter as atividades programadas em João Pessoa, que envolverão panfletagem e ato público no dia 5 de Dezembro.
Por fim, conclamamos toda a categoria docente da UFPB para, no dia 4/12, segunda-feira, às 9h, no Centro de Vivência da UFPB, realizarmos a Assembleia da ADUFPB e deliberarmos pela Adesão ao dia 5 de Dez. – Dia de Luta em Defesa dos Direitos e contra a Reforma da Previdência.
Diretoria Executiva da ADUFPB