O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas-NEABI, a Comissão de Direitos Humanos e o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos-NCDH, vinculados à Universidade Federal da Paraíba, manifestam seu pesar pelo falecimento da intelectual e ativista Luiza Helena Bairros, de 63 anos, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2011-2014), que ocorreu na manhã do dia 12 de junho, na cidade de Porto Alegre. Expressam também solidariedade à sua família, e a seus/suas amigos/as que estão consternados/as com a sua morte, causada por um câncer de pulmão.
A trajetória política da gaúcha Luiza Bairros foi construída na Bahia, estado no qual residiu por décadas e atuou nos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado – MNU. Trabalhou em programas das Nações Unidas – ONU contra o racismo, entre 2001 e 2005. Também foi Secretária de Estado da Bahia na gestão de Jaques Wagner (2008). Deixa importantes reflexões sobre as relações raciais e de gênero, resultados de seus estudos sociológicos. No âmbito da gestão federal, foi responsável pela criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial/SINAPIR (2013). Este sistema se constitui como uma forma de organizar e articular a implementação de políticas públicas para a população negra, visando a superação das desigualdades raciais e a efetivação de igualdade de oportunidades a todos/as brasileiros/as.
Lamentamos a sua morte, contudo, sabemos que o seu legado, marcado por uma trajetória de muita luta por igualdade racial continuará a inspirar aos homens e as mulheres que continuam sonhando com uma sociedade com mais equidade.
Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)