Nota da Diretoria da ADUFPB em repúdio à decisão do reitor-interventor da UFPB de cancelar o Programa UNIVERCIÊNCIA
A política de afronta à democracia e à liberdade de expressão assumida pelo interventor da Universidade Federal da Paraíba, o professor Valdiney Gouveia, desta feita se efetiva em um episódio que comprova o mais elevado grau de desrespeito à ciência e aos cientistas das universidades públicas brasileiras. No dia 26 de maio de 2021, através do Oficio nº 272/2021, expedido pelo Gabinete da Reitoria, aquele que deveria prezar pelo incentivo à produção e divulgação de conhecimento acadêmico qualificado lança-se contra os interesses da própria instituição da qual se fez gestor e demanda o “desligamento, em definitivo, da TV UFPB”, do Programa UNIVERCIÊNCIA, uma produção audiovisual para divulgação em TV e Internet de projetos científicos desenvolvidos por um polo de universidades públicas do Nordeste.
A Diretoria da ADUFPB, seção sindical do ANDES-SN, ao tomar conhecimento dessa decisão, classifica a medida como mais um inadmissível ato de censura praticado pelo gestor-interventor. Não menos grave é a alegação expressa no referido ofício de que as pautas e os trabalhos em exibição no programa UNIVERCIÊNCIA se caracterizam por propósitos político-partidários. É uma vergonha para todos e todas que fazem a comunidade universitária ter que conviver com tamanho despautério, desrespeito inaceitável ao trabalho realizado por professores e técnicos de nossa universidade e das demais instituições parceiras que, com dedicação e espírito público, conceberam e produziram o programa com vistas à transmissão de informações seguras sobre projetos científicos, produzidos em universidades públicas, de interesse à população.
Desafiamos o “reitor” da UFPB a mostrar no programa UNIVERCIÊNCIA qualquer evidência de atitudes político-partidárias por parte dos nossos professores e técnicos envolvidos em sua edição e pauta. Diante do absurdo do ato gestor e da alegação não menos insólita fornecida como justificativa ao cancelamento do programa, solicitamos ao Conselho Máximo da UFPB, o CONSUNI, a revisão urgente dessa medida autoritária, que muito nos envergonha perante toda a sociedade paraibana e brasileira.
Ao tempo em que repudiamos o gesto autoritário de censura à liberdade de expressão e de cerceamento à divulgação do conhecimento científico, a Diretoria Executiva da ADUFPB manifesta sua solidariedade a todas as instituições e a todos os profissionais que fazem o programa UNIVERCIÊNCIA.
Quem Tem Sindicato Nunca Está Só!
Diretoria Executiva da ADUFPB
João Pessoa, 28 de Maio de 2021