A Direção da ADUFPB, ao tomar conhecimento do ocorrido na manhã do dia 16 de abril de 2021, na Feira Agroecológica Ecovárzea, dentro do Campus I da UFPB, em João Pessoa, onde seguranças da universidade impediram a exposição das bandeiras do Partido da Causa Operária – PCO, que estava realizando manifestação pacífica no local, exercitando sua prerrogativa constitucional de liberdade de expressão e manifestação, vem a público externar toda a nossa solidariedade ao PCO.
Ao mesmo tempo, repudiamos com veemência a forma antidemocrática e autoritária como a gestão da UFPB vem tratando as liberdades de expressão no âmbito da instituição. Em recente episódio, a Universidade não autorizou que o sindicato dos docentes estendesse nos muros faixas de uma campanha da ADUFPB em luta pela vida e contra o genocídio de brasileiros. São vários os relatos de estudantes que denunciam a forma truculenta como os servidores da segurança tratam a comunidade universitária.
Na verdade, essa ação deliberada dos gestores da UFPB só reforça a campanha obscurantista que o governo Bolsonaro vem realizando contra as universidades desde o início de sua gestão e evidencia a premência da nossa luta por autonomia institucional e democracia.
A ADUFPB manifesta todo apoio aos militantes do PCO, na defesa da Democracia, da Liberdade de Expressão e Manifestação e pelo Fim do Governo Bolsonaro.
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO PARTIDÁRIA!
NÃO IMPEDIRÃO A LIVRE MANIFESTAÇÃO!
FORA BOLSONARO!
João Pessoa, 17 de abril de 2021
Diretoria da ADUFPB
Assista ao vídeo do momento da abordagem dos servidores aos militantes do PCO: