REITOR ILEGÍTIMO DA UFPB ATACA ENTIDADES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE E MERECE TOTAL REPÚDIO!!!
O Reitor ILEGÍTIMO da UFPB, Valdiney Veloso, está promovendo um duro ataque à organização sindical e às liberdades democráticas na universidade.
Desde abril passado, o Reitor começou este movimento quando enviou à direção do DCE/UFPB uma cobrança de uma dívida de mais de R$ 800 mil em aluguéis atrasados (além de taxas de água e luz), segundo a Reitoria, avisando a entidade que, caso esta não pagasse tal dívida, deveria sair do local que ocupa na universidade há anos.
Agora, o Reitor ILEGÍTIMO volta suas baterias contra a ADUFPB e o SINTESPB, quando envia ofício às duas entidades, fazendo o mesmo tipo de aviso a suas direções, cobrando uma dívida milionária de ambas, dando 45 dias para tal resolução da questão (segundo a Reitoria), sob pena destas terem que deixar a UFPB.
O Reitor ILEGÍTIMO da UFPB faz tais ataques às entidades dos movimentos sociais na Universidade se valendo de uma lei da ditadura militar – a Lei 6.120/74 -, “esquecendo” que a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Baseado neste ponto da CF, a ADUFPB, através de seu presidente, Fernando Cunha, afirma que a entidade tem cumprido, ao longo de seus 40 anos de história, todos os contratos firmados com a Universidade.
O que ocorre neste processo é um claro ataque, por parte do Reitor ILEGÍTIMO da UFPB, Valdiney Veloso, à organização sindical das entidades representativas dos três segmentos da Universidade (estudantes, professores e servidores técnico-administrativos), já que estas não apoiaram sua bisonha nomeação ao cargo de Reitor, feita pelo genocida Bolsonaro. Isto tem motivado, por parte de Valdiney, várias atitudes contrárias aos interesses da comunidade universitária (como, recentemente, ter decidido retirar a UFPB do canal de TV que exibia um programa de ponta que abordava o uso popular da ciência, com argumentos estapafúrdios) e, agora, se volta contra organizações dos movimentos sociais que, historicamente, se confundem com a História da UFPB, mas que isso pouco ou nada significa para um pária como Valdiney Veloso.
A CSP Conlutas se solidariza com a ADUFPB, SINTESPB e o DCE/UFPB contra esse brutal ataque feito pelo Reitor ILEGÍTIMO da UFPB, ao mesmo tempo que coloca seu TOTAL REPÚDIO a tal movimento feito por este senhor que não merece outro local senão o “lixo da História”!!!
Paraíba, Junho de 2021.
EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!!!
PELA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL!!!
NÃO À CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
LUTAR NÃO É CRIME!!!
REITORA ELEITA, REITORA EMPOSSADA!!!
FORA VALDINEY!!!