A Diretoria da ADUFPB vem a público manifestar sua solidariedade aos familiares, amigas(os) e companheiras(os) de militância de Marielle Franco e Anderson Pedro, vítimas de mais um brutal assassinato. Os sentimentos de consternação e indignação tomam conta de todo país, pois a notícia do extermínio de Marielle Franco e de Anderson Pedro, que estava ao seu lado no momento em que tudo aconteceu, tem exposto as feridas de uma sociedade profundamente desigual e do Estado de exceção que estamos vivenciando no país.
A militância, o compromisso com a defesa dos direitos e as denúncias sobre a violência e as violações dos direitos humanos faziam parte do cotidiano de Marielle Franco. Recentemente, como vereadora do Psol no Rio de Janeiro, assumiu a Comissão que acompanha a Intervenção Militar, imposta pelo governo Temer, com a tarefa de fiscalizar possíveis abusos praticados pelo poder público, visitar os territórios ocupados, escutando e colhendo testemunhos de violações dos direitos humanos. Essa frente de atuação, associada às lutas que vinha protagonizando denunciando e combatendo as milícias, a corrupção, a violência policial e o crime organizado resultou no seu brutal assassinato.
Claramente estamos diante de mais um crime político, na tentativa de intimidar e calar aqueles que militam na defesa dos direitos em geral e, particularmente, dos direitos humanos.
Em memória daqueles que tombaram na luta por justiça e na defesa dos direitos, continuaremos denunciando e lutando contra as injustiças, a exploração, as opressões e as mais variadas formas de violência.
Aos covardes que ceifaram a vida de Marielle e Anderson, responderemos com a coragem que marcou a militância de Marielle: Não nos Calaremos!
Marielle Franco, Presente!
Anderson Pedro, Presente!
João Pessoa, 15 de março de 2018.
Diretoria Executiva da ADUFPB
FONTE: DIRETORIA DA ADUFPB