A Diretoria Executiva da ADUFPB vem a público externar a sua preocupação com a saúde e integridade física dos estudantes em greve de fome na UFPB desde 23/02:
- A história de luta que os trabalhadores construíram ao longo dos tempos demonstrou para a humanidade diferentes formas de reivindicações para atender causas justas. A cessação voluntária da alimentação por parte do ser humano é uma atitude política, de muita grandeza e ato extremo, face à ausência de canais efetivos de diálogo.
- Desde a terça-feira, dia 23, quatro estudantes se acorrentaram na entrada do prédio da reitoria e deflagraram uma greve de fome com a justificativa de tornar pública a precariedade dos serviços de assistência estudantil na UFPB.
- A greve de fome vem sendo acompanhada por outros estudantes, que têm prestado sua solidariedade aos quatro estudantes, acompanhando-os 24 horas por dia. Inúmeros docentes da UFPB já compareceram ao local, também prestando solidariedade aos manifestantes, seja através da realização de aulas, rodas de conversa, debates, um simples bate papo, ou mesmo avaliando o estado físico e emocional dos que lá estão acorrentados.
- Diante desses acontecimentos e preocupados com a situação à qual esses estudantes estão expostos, o enfraquecimento de suas condições físicas e emocionais, a diretoria executiva do sindicato dos professores da UFPB, a ADUFPB, vem a público cobrar uma ação imediata da administração central, no sentido de oferecer condições concretas para solucionar tal problema, de forma que esta manifestação dos estudantes não se transforme numa tragédia.
- É de conhecimento público da comunidade universitária que, no último dia 26 de fevereiro, a Reitoria emitiu nota em resposta ao documento apresentado pelos manifestantes. Considerando que a resposta foi entregue aos estudantes e que cabe a eles avaliarem o que foi explicitado pela administração central da UFPB, acreditamos que é fundamental dar continuidade às negociações para solucionar o mais rápido possível as questões que motivam a greve de fome.
- Neste sentido, a diretoria executiva da ADUFPB se coloca à disposição dos envolvidos (Reitoria e Estudantes) com a finalidade de contribuir para que as negociações avancem e que sejam atendidas as reivindicações, somando esforços junto com outros interlocutores que também possam contribuir como, por exemplo, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB.
EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E DE QUALIDADE!
DIRETORIA EXECUTIVA DA ADUFPB