Mobilizações tomam conta de todo o país, com os bloqueios nas estradas, piquetes em vários centros urbanos contra os aumentos dos combustíveis, pauta objetiva que está diretamente relacionada com as condições de trabalho das categorias dos transportes. É importante sempre destacar que a política do governo Michel Temer direcionada à Petrobras é a responsável pelos aumentos sucessivos dos combustíveis, pois o governo tem, de forma intencional, reduzido a capacidade de produção e refinamento do petróleo, o que favorece as empresas internacionais – o país está vendendo petróleo e comprando combustível – e expressa um claro ataque à Petrobrás como parte da política de privatização e desnacionalização do governo.
As greves de professores das redes pública e privada em todo o país; as greves e mobilizações dos metalúrgicos, dos portuários; e as lutas dos trabalhadores da Petrobras merecem nossa solidariedade, pois estão diretamente relacionadas com a deterioração das condições de vida e trabalho da classe trabalhadora do país.
A Diretoria Executiva, reunida na tarde desta quinta-feira, 25 de maio de 2018, fez uma análise inicial do processo em curso e deliberou que:
1. Apoio às lutas em defesa dos direitos e por melhores condições de vida e trabalho;
2. Prestar solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras em lutas, convocando aqueles que se identificam com as lutas a se somarem as mobilizações;
3. Cobrar das centrais sindicais convocação de uma greve geral;
4. Convocar para o dia 29.05, às 09h, no Auditório da Reitoria, a Assembleia da ADUFPB;
5. Reafirmar a defesa de nossas bandeiras de lutas;
6. Denunciar os ataques do governo Temer aos direitos, às universidades, expresso nos cortes e contingenciamentos do orçamento que tem ampliado a precarização das condições de trabalho nas universidades;
7. Denunciar os ataques à Petrobrás.
Convocamos a categoria docente para fortalecer as lutas por melhores condições de vida e trabalho e em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. Todos(as) à Assembleia, dia 29.05, às 09h no Auditório da Reitoria.
Diretoria Executiva da ADUFPB