Convocados em assembleia geral, professores da UFPB reuniram-se na manhã desta quarta-feira (26/6) no auditório 411 do CCHLA para discutir propostas de mobilização e a eleição da nova Diretoria Executiva da ADUFPB. Como não houve quorum, o encontro foi marcado por informes e debates, sem a votação de deliberações.

Os presentes decidiram marcar a próxima assembleia geral para o dia 3 de julho (quarta-feira), às 9h, em local a ser definido. Na oportunidade, a categoria vai votar se aprova ou não a participação dos professores da UFPB na greve geral dos trabalhadores que foi convocada pelas Centrais Sindicais do País para o dia 11 de julho.

Na última terça-feira (25/6), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) decidiu, em reunião, atender ao chamado das Centrais Sindicais para a realização de um Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, com o tema “Pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”, para 11 de julho.

O ANDES-SN já convocou, na segunda-feira, todas suas seções sindicais a aderirem ao movimento pelas reivindicações dos trabalhadores em todo o país, com a realização de paralisação e/ou manifestações de rua, conforme deliberação das assembleias de base, como acontecerá na UFPB.

Protesto nesta quinta-feira

Além de deliberar sobre o Dia Nacional de Lutas, as 15 entidades sindicais e duas centrais sindicais presentes ao Fórum dos SPFs decidiram também reforçar junto às suas bases a mobilização desta quinta-feira (27/6), chamada pelo Espaço de Unidade de Ação e pela CSP-Conlutas. Dentro dessas manifestações, a ADUFPB vai integrar o protesto que será realizado no Centro de João Pessoa, a partir das 15h.

A participação foi definida em reunião na última terça-feira (25/6) em conjunto com o Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba) e o Sindifisco (Sindicato dos Agentes Fiscais do Estado). A manifestação terá concentração no mesmo local do primeiro protesto realizado quinta-feira da última semana (20/6): o colégio Liceu Paraibano.

Ficou acertado que os representantes da ADUFPB, do Sintestpb e do Sindifisco farão concentração em frente ao prédio da Procuradoria da República. De lá, eles seguirão com faixas e panfletos pedindo educação pública de qualidade e levantando a bandeira contra as privatizações do serviço público. O protesto vai passar pelo anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, descer até a Estação Ferroviária, seguir em direção ao Paço Municipal e encerrar na Praça dos Três Poderes, onde fica a Assembleia Legislativa e o Palácio do Governo.

Fórum de entidades

Depois da assembleia que decidirá a adesão ou não dos professores da UFPB à greve geral do dia 11, a ADUPFB irá se reunir com várias entidades representantivas dos trabalhadores brasileiros para definir ações para o Dia de Lutas. O encontro está marcado para o dia 4 de julho, às 10h, em local a ser definido. Além da ADUFPB, do Sintespb e do Sindifisco, serão convidados a participar do Fórum de Entidades outros sindicatos de trabalhadores.

Reunião do Consuni

Professores Terezinha Diniz e Ricardo Lucena

Entre os informes da reunião de professores desta quarta-feira, o presidente da ADUFPB, Ricardo Lucena, convocou os docentes a participarem nesta quinta (27/6) da nova reunião do Consuni (Conselho Universitário da UFPB). Ele explicou que, embora o Sindicato dos professores não tenha cadeira no Conselho, a entidade acredita que essa ausência precisa ser revista, por isso vem participando ativamente das reuniões.

Nesta quinta-feira, o Consuni vai decidir, entre outros pontos, sobre a criação de uma coordenação multicampi (com sede em João Pessoa e unidades nos demais campi) e sobre a criação de uma comissão permanente de processo administrativo disciplinar subordinado ao gabinete da Reitoria.

Eleição da ADUFPB

Outro tema tratado na reunião dos professores desta quarta-feira foi a eleição da ADUFPB, marcada para acontecer no dia 24 de julho. O período para inscrição de chapa se encerrou na última quinta-feira (20/6). Dois grupos se apresentaram e devem disputar as eleições. Nesta quinta (27/6), em reunião da Comissão Eleitoral, deve acontecer a homologação das duas chapas. “Considerando o andamento do processo até o momento, as eleições da ADUFPB devem acontecer de maneira democrática e com educação”, avalia o professor José Antônio Silva, que integra a Comissão Eleitoral.

Plebiscito

O professor José Flávio apresentou um informe sobre a campanha que está sendo encampada por setores da sociedade pedindo a mudança do nome da Capital paraibana. Segundo ele, a partir da próxima semana, o grupo passará a recolher assinaturas para encaminhar à Assembleia Legislativa a proposta para realização de um plebisto de consulta popular. O recolhimento de assinaturas será feito também na sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do Campus I.

58º Conad

Na pauta da assembleia desta quarta-feira, estava prevista a escolha de um representante da ADUFPB para participar do 58º Conad (Conselho do Andes-SN), que será realizado entre 18 e 21 de julho na cidade de Santa Maria (RS) com o tema central “ANDES-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores”. Por falta de quórum, a decisão terminou sendo adiada para a próxima assembleia dos professores, no dia 3 de julho.

Fonte: Ascom ADUFPB