Em janeiro passado, reitores e reitoras de universidades e institutos federais brasileiros participaram de uma reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante a qual apresentaram demandas e debateram reivindicações da categoria. A pretensão, segundo o Ministério da Educação (MEC), é que outra reunião do tipo seja realizada em 2024, para avaliar resultados alcançados e discutir novas questões. Se depender da ADUFPB, a Universidade Federal da Paraíba, por parte de seus docentes, terá muito a contribuir na construção dessa pauta. A entidade realiza, no dia 12 deste mês, o seminário Brasil, Universidade e Movimento Docente, cuja primeira mesa-redonda se intitula “O Brasil sob o governo Lula”.
O evento acontecerá no Littoral Hotel (Cabo Branco), nos períodos da manhã e da tarde. Os palestrantes do encontro matutino serão os professores Jaldes Meneses (ADUFPB), Cida Ramos (ADUFPB), Eleonora Ziller (ADUFRJ) e Eudes Baima (ADUEC). A mediação ficará a cargo da professora Sandra Luna, diretora de Comunicação da ADUFPB. A partir das 10h, logo após a cerimônia de abertura (prevista para ter início às 9h), esse grupo abordará os desafios e perspectivas para o ensino superior neste novo contexto político. “A ideia é pensar o Brasil na dinâmica das transformações que acontecem no mundo. Vivemos um período de crise e de transição, e a universidade tem de acompanhar esse processo. Por sua vez, o movimento docente precisa estabelecer a sua pauta de atuação política”, disse o professor Jaldes.
Seminário – O evento da ADUFPB, que marca o início do semestre letivo 2023.1 na UFPB, segue durante a tarde, com mais uma mesa-redonda: “Universidade e movimento docente hoje”. Nesse painel, serão discutidas as questões mais relevantes e atuais relacionadas ao movimento docente e sua relação com as universidades. A mesa terá a participação do presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, da vice-presidente do sindicato, Lenilma Bento, e dos professores Jailton Lira (ADUFAL) e Erika Suruagy (ADUFERPE). A mediação será realizada por Fernando Cunha, secretário-geral da ADUFPB.
O encerramento do seminário está programado para as 18h e será marcado por um happy hour na sede sociocultural da ADUFPB, localizada no bairro do Cabo Branco. Será mais uma oportunidade para trocar ideias, estabelecer contatos e fortalecer os laços entre os participantes.
Para se inscrever, basta clicar aqui. É gratuito.
AGENDE-SE
Seminário “Brasil, Universidade e Movimento Docente”
Data: 12 de julho de 2023 (quarta-feira)
Local: Littoral Hotel, bairro Cabo Branco
Programação:
Manhã
9h – Abertura
10h – Mesa-Redonda: O Brasil sob o governo Lula
Participantes:
Jaldes Meneses (ADUFPB)
Eleonora Ziller (ADUFRJ)
Eudes Baima (ADUEC)
Cida Ramos (ADUFPB)
Mediação:
Sandra Luna (ADUFPB)
Tarde
15h – Mesa-Redonda: Universidade e Movimento Docente Hoje
Participantes:
Jailton Lira (ADUFAL)
Erika Suruagy (ADUFERPE)
Cristiano Bonneau (ADUFPB)
Lenilma Bento (ADUFPB)
Mediação:
Fernando Cunha (ADUFPB)
Encerramento:
18h – Happy Hour na Sede Sociocultural da ADUFPB
Inscreva-se: http://bit.ly/seminarioadufpb
Fonte: Ascom ADUFPB