A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza, antes mesmo de sua estreia da temporada de 2019 para seu amplo público, um concerto em homenagem ao carnaval. O evento, apesar de aberto para todos, é especialmente dedicado à comunidade universitária e será realizado às 11:00 h desta sexta-feira, 22 de fevereiro, no Centro de Vivência da UFPB, do campus I, nas proximidades da Biblioteca Central.
No repertório, canções emblemáticas da nossa maior festa popular, contemplando também marchinhas, frevos, e outros ritmos que bem representam a alegria traduzida pelo carnaval. Com uma formação em que prevalecem os instrumentos de cordas, a OSUFPB traz uma sonoridade encantadora para essas músicas tradicionalmente acompanhadas por metais e que se fazem irresistíveis aos brasileiros.
Na sua formação, a OSUFPB traz para este concerto os seus 21 instrumentos de cordas, tendo ainda a participação dos músicos Ivan Dantas (guitarra), Thales Yan (saxofone), Chico Santana (pandeiro) e Dennis Bulhões (bateria). Contará também com a participação especial do Coro de Câmara Villa-Lobos e Coral Vozes da ADUF para cantar a poesia dos cancioneiros do carnaval.
Com certeza, a comunidade universitária viverá um grande momento carnavalesco proporcionado pela Orquestra que faz questão de se relacionar com os diversos matizes da música, do erudito ao popular.
A OSUFPB
A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.
Programa
Cabelo de Fogo
(José Nunes, 1931-2016)
arr. Carlos Anísio
Frevo Diet
(Francisco Fernandes Filho ‘Chiquito’, 1953)
Lilian no Frevo
(Rogério Borges, 1969)
Vilor no Frevo
(Dennis Bulhões, 1987)
Madeira Que Cupim Não Roi
(Lourenço da Fonseca Barbosa ‘Capiba’, 1904-1997)
arr. Emanoel Barros
Pra Não Dizer Que Não Falei de Frevo
(Carlos Antônio Bezerra ‘Totonho’, 1964 e Carlos Anísio, 1957)
É de Fazer Chorar
(Luiz Bandeira, 1923-1998)
arr. Spok
Último Regresso
(Getúlio Cavalcanti, 1942)
arr. Spok
Hino das Muriçocas de Miramar
(Flávio Eduardo Maroja Ribeiro ‘Fuba’, 1956)
arr. Emanoel Barros
Vassourinhas
(Mathias da Rocha e Joana Baptista)
arr. Spok
Participação especial:
Coro de Câmara Villa-Lobos
Coral Vozes da ADUF
Músicos convidados:
Thales Yan, Saxofone
Dennis Bulhões, Bateria
Ivan Dantas, Guitarra
Chico Santana, Pandeiro
FONTE: Assessoria de Imprensa da OSUFPB