A menos de uma semana do Dia das Crianças, a Orquestra Sinfônica da UFPB entra em clima lúdico e realiza a apresentação especial “Travessuras em Concerto”, nesta sexta-feira (7), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, Campus I da UFPB. Dedicado ao público infanto-juvenil, o 16º concerto da temporada 2022 tem entrada gratuita e aberta para todas as idades.
No palco, além da orquestra, os artistas Flora Andrade, Bia Cagliani, Naná Viana, David Muniz, Nina Elssia e Ali Cagliani (dos grupos Engenho Imaginário e Fazendo Arte) estarão fazendo a festa, sob a direção de Valeska Picado, com personagens e canções divertidas. Na trilha sonora, ritmos como blues, marcha, afoxé, ciranda, tango, dobrado e outros, brasileiros ou não, compõem um mosaico que pretende provocar encantamento.
O repertório do espetáculo é de autoria do compositor e maestro Carlos Anísio, também professor do Departamento de Música da UFPB. Ele o compôs para o CD “Travessuras – dez canções infantis de Carlos Anísio”, lançado em 2007. O concerto conta com o apoio da ADUFPB, entidade representativa dos professores da UFPB.
Fantasias – Além dos personagens, os músicos da OSUFPB estarão fantasiados. Portanto, Valeska Picado sugere aos pais que levem suas crianças também fantasiadas. “Assim, a Sala Radegundis Feitosa vai nos transportar para um mundo mágico de boa música, boas histórias e muita alegria”, diz ela.
A OSUFPB – A Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes, ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. Além da finalidade pedagógica, a orquestra contribui para a formação de plateia entre o público pessoense. Atualmente, conta 21 músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.