A tarde dessa quinta-feira (10) foi dedicada ao autocuidado, com a realização do evento “Promoção de saúde e qualidade de vida: em foco, docentes da UFPB”. Servidores e servidoras se encontraram na Sede Sociocultural da ADUFPB, no Cabo Branco, para conversar sobre a atenção que deve ser dada às próprias demandas e participar de práticas integrativas. O evento terminou com uma roda de danças circulares.
Para a professora Lenilma Bento, vice-presidenta do sindicato e organizadora da atividade, a avaliação é muito positiva. “Foi uma tarde gratificante e produtiva. Já havíamos realizado algumas atividades na mesma linha, mas não com essa dimensão. Esperamos que os docentes que vieram levem a experiência para os demais, pois realizaremos esse encontro outras vezes”, disse. Segundo ela, o sindicato não trabalha apenas pelos direitos do docente, mas também pela saúde e bem-estar de todos.
A primeira atividade foi a palestra “Autocuidado e Saúde Mental”, proferida pela vice-presidenta. Logo depois, houve uma série de práticas integrativas (massagem, ventosoterapia e auriculoterapia). No encerramento, uma sessão de dança circular, na qual os participantes exercitaram o autoconhecimento e a autorreflexão.
Prioridade — O objetivo geral da atividade, que será repetida em breve, é promover a saúde e melhorar a qualidade de vida de docentes da UFPB. De forma específica, busca acolher os participantes com atenção e cuidado, ao fazer com que se sintam parte integrante do momento; refletir teoricamente sobre o autocuidado; oportunizar a prática de terapias integrativas e complementares; e promover a criação de um ambiente aconchegante, agradável e livre de tensões. “É importante refletir sobre a própria saúde e sobre como se cuidar e lidar com questões adoecedoras. A gente precisa aprender a se priorizar”, finalizou a professora.
Fonte: Ascom ADUFPB