A Criativa Turismo está oferecendo mais um passeio em parceria com a ADUFPB. Desta vez, os professores terão a oportunidade de visitar o Pico do Jabre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba, localizado no município de Matureia.
O passeio acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro (sábado e domingo), com saída prevista para as 5h30. Antes de chegar em Matureia, o grupo fará paradas para o café da manhã e para visita ao Museu Ariano Suassuna.
A chegada ao local da hospedagem (o Casarão do Jabre) está prevista para o meio-dia. Logo em seguida será servido o almoço (já incluído no preço do passeio) e, à tarde, os visitantes conhecerão a Pedra do Cabouclo. Depois, seguirão para o Pico do Jabre, onde vão assistir ao pôr do sol. A trilha poderá ser feita a pé (dificuldade média) ou de carro disponibilizado pela organização, com guias locais.
À noite será servido um jantar (já incluído no preço) no Casarão do Jabre e haverá uma apresentação musical de voz e violão com artitas locais.
No segundo dia do passeio, após o café da manhã haverá a saída do Casarão do Jabre para regresso a João Pessoa, com parada no município de Teixeira para visita à Pedra do Tendó e, em seguida, à Fazenda Carnaúba.
Foi lá que o proprietário Manuel Dantas Vilar Filho, mais conhecido como Manelito Dantas, em sociedade com o seu primo-irmão, o saudoso escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, aprenderam a lidar com tudo que envolve solo e vegetação para sobrevivência ao logo da seca. Iniciaram uma criação de cabras e desenvolveram através de estudos técnicas o cultivo de plantas nativas e de animais adeptos a região, resultando hoje na criação das raças Guzerá e Sindi.
É uma fazenda de referência nacional em genética caprina, ovina e bovina onde os visitantes terão a oportunidade de ver a produção do queijo de cabra local.
Às 13h, haverá uma parada para almoço (não incluído no preço do passeio) e, em seguida, o regresso para João Pessoa, com duas paradas no caminho e chegada prevista para as 20h.
Os interessados pagarão uma taxa de R$ 270 (para apartamento triplo, quádruplo ou em albergue com beliche) ou de R$ 290 (para apartamento duplo), já com o desconto previsto para os filiados à ADUFPB. Mais informações pelos telefones (83) 98826-9730 e 99612-1313.