Neste sábado (29), a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Departamento de Música da UFPB, receberá o pianista sueco Thomas Törnheden, em apresentação que acontece às 16h, com entrada franca. Além de improvisações baseadas em peças clássicas, jazz, canções folclóricas suecas e música brasileira, o músico apresentará algumas de suas próprias composições. O concerto é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.
Professor de jazz piano da Örebro Universitet (Suécia), o pianista está na UFPB como professor visitante, por meio do Linnaeus-Palme, programa de intercâmbio acadêmico que conta com financiamento integral do governo sueco. Dentro deste mesmo programa, a UFPB está também recebendo os professores Hans Balstedt (violão) e Lena Johnson (piano erudito), uma de suas coordenadoras. Em contrapartida, três docentes da UFPB se encontram na universidade sueca, na condição de professores visitantes: Anderson Mariano (guitarra), Hélio Medeiros (acordeom) e Luciana Noda (piano). Cada docente fica cerca de um mês na instituição parceira.
Ainda como parte do acordo de cooperação acadêmica, o programa inclui o intercâmbio de quatro alunos de cada universidade, que estudam um semestre integral na instituição parceira. Desde agosto passado, quatro alunos suecos estão em João Pessoa, enquanto quatro alunos paraibanos estão em Örebro até janeiro, todos custeados pelo projeto. Já no início de 2023, um novo grupo de estudantes realizará o intercâmbio. No âmbito da UFPB, o projeto é capitaneado pelo PPGM e tem o apoio da Agência de Cooperação Internacional e da Reitoria da instituição.
Sobre o músico – Thomas Törnheden é um pianista de jazz baseado em Estocolmo, Suécia. Ele nasceu em Mariestad, uma pequena cidade na zona rural sueca, e começou a tocar piano aos 6 anos de idade. Depois, estudou piano clássico no College of Music de Malmö, com o professor Michail Wesolowski.
Desde então, tem colaborado com uma vasta quantidade de músicos e artistas e trabalhado em diversos gêneros musicais. Mais notável, talvez, seja a sua colaboração com os músicos brasileiros Kiko Freitas e Ney Conceição, explorando os diversos estilos da música sueca, da música brasileira e do jazz, que resultou em um CD gravado e lançado em 2018.
Além de professor de piano na Escola de Música da Universidade de Örebro, Törnheden também dá aulas desse instrumento em uma escola para jovens estudantes de música, chamada Södra Latin School of Music, em Estocolmo.