O Piollin Circo Escola, do Centro Cultural Piollin, está concorrendo ao Prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura (Minc). O projeto é um dos seis selecionados pelo conselho de curadores, dentro da categoria “Circo”, para participar da votação online. Se passar dessa nova etapa, ele seguirá para a seleção final dos curadores e poderá receber prêmio em dinheiro e 40 horas de capacitação, com o objetivo de aprimorar e fortalecer o empreendimento, além do reconhecimento do Ministério da Cultura pela consistência do projeto.
Para votar no Piollin Circo Escola, basta acessar a página do Prêmio Brasil Criativo no Facebook ou o site www.brasilcriativo.com.br. O link direto para a votação é o https://www.facebook.com/premiobrasilcriativo/app_1578857579000606. É possível participar em quantas categorias o internauta quiser e vale votar uma vez por dia.
A seleção online estará aberta até o dia 10 de novembro e, posteriormente, os três concorrentes finais de cada categoria serão avaliados por uma curadoria composta por 30 especialistas, entre eles o britânico John Howkins, autoridade mundial em Economia Criativa. Os vencedores serão anunciados em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, capital, em 3 de dezembro de 2014, com transmissão ao vivo para todo o país.
O Prêmio Brasil Criativo tem como objetivo estimular o uso da criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa no país. São 22 categorias, a exemplo de moda, gastronomia, games, música, teatro, dança, circo, design, arquitetura, patrimônio, arquivos, museus, artesanato, e muitas outras atividades.
Sobre o Piollin
O Piollin Circo Escola, ligado ao Centro Cultural Piollin, concorre na categoria Circo. Trata-se de um projeto que compreende oficinas permanentes de circo integradas ao teatro, permacultura e leitura, estimulando a técnica aliada ao protagonismo cidadão através de conteúdos políticos, culturais e sociais. Tem como objetivo a reinserção à escola, fortalecer vínculos familiares, encaminhar crianças e jovens a programas socioassistenciais.
“Fazer parte dos finalistas do prêmio já nos dá uma alegria imensa. Recompensa o trabalho realizado no Piollin, na cultura como instrumento eficaz no processo educativo”, diz Buda Lira, coordenador de projetos.
Fonte: Ascom ADUFPB e Minc