Representantes dos três segmentos que formam a comunidade universitária participam nesta quinta-feira, 10 de novembro, da Plenária do Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra Intervenção na UFPB. A atividade – que ocorrerá a partir das 17h no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa – contará com a participação da ADUFPB, representada pelo seu secretário geral, professor Fernando Cunha.
O objetivo da plenária é mobilizar e organizar táticas combativas contra a intervenção na UFPB, com foco, neste momento, na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni). A proposta é exigir que os conselheiros pautem a discussão do “Dossiê da Intervenção”, que foi elaborado pelo Comitê contra a Intervenção e protocolado na reitoria em agosto do ano passado. O documento de 35 páginas, dividido em cinco eixos, reúne e sistematiza fatos registrados após a posse do interventor Valdiney Gouveia, em novembro de 2020, e denuncia o autoritarismo e o caráter antidemocrático do processo de intervenção na UFPB.
“É muito grave que, após um ano, este dossiê não tenha sido ainda avaliado pelo Conselho Universitário. O documento lista fatos muito relevantes e pede a imediata destituição do reitor, que foi nomeado ao cargo mesmo tendo obtido a menor quantidade de votos da comunidade universitária e zero voto dos conselhos superiores. O Consuni precisa discutir essa questão”, avalia o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau.
AGENDE-SE
Plenária pela Autonomia e contra Intervenção na UFPB
Data: quinta-feira, 10/11
Horário: 17h
Local: Centro de Vivência do campus I
Fonte: Ascom ADUFPB