A comunidade universitária da UFPB participa nesta quinta-feira, 25/7, de uma plenária unificada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa, a partir das 16h. Em pauta, a discussão sobre o programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação no dia 16 de julho. A ADUFPB participa da organização da atividade, juntamente com o Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior da Paraíba) e o DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Com a presença de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, a plenária unificada vai aprofundar as discussões iniciadas na assembleia universitária realizada pela reitoria da UFPB na última segunda-feira. A atividade, inicialmente marcada para acontecer no auditório do CCJ, precisou ser transferida para o Centro de Vivência devido à grande quantidade de pessoas interessadas no debate.
As diversas falas que se seguiram foram majoritariamente contrários ao projeto do Future-se, visto pela comunidade como um instrumento potencialmente danoso ao modelo de educação pública e democrática do Estado brasileiro. A proposta do Governo Federal coloca o financiamento das instituições federais de ensino sob o risco da instabilidade do sistema financeiro. Além disso, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já admitiu esta semana que o novo modelo permitirá a contratação de professores via CLT, levando a carreira de professor federal a um processo de extinção.
As assembleias universitárias da reitoria também estão sendo realizadas nos campi do interior. Nesta quarta-feira, 24, ela aconteceu em Areia e Bananeiras. No dia 30 de julho, os debates serão no campus IV (Rio Tinto e Mamanguape), às 15h. E no dia 2 de agosto, haverá o Fórum Universitário no campus I, em João Pessoa, em horário a ser definido.
Fonte: Ascom ADUFPB