A presidente do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), Marina Barbosa Pinto, apresentou dia 07/10, durante a 94ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições do Ensino Superior (Andifes), realizada em São Luís-MA, a avaliação do movimento docente sobre a minuta do Projeto de Lei do governo federal que altera a carreira docente do magistério superior.
A reunião da Andifes sediada pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), iniciou a plenária de debates, na quinta-feira, 7, com o seminário “O papel da Universidade nos próximos 10 anos”, com a participação do Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann. A pauta de discussão sobre o PL Carreira previa a participação do ANDES-SN e do Proifes, tendo este último somente enviado um documento.
Aos reitores a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, expôs sobre as principais questões que serão alteradas com as medidas propostas pelo governo e sobre o processo em curso, apontando os principais elementos que o Sindicato considera fundamentais para a compreensão como carreira docente como componente estratégico para influenciar os rumos da instituição. Por isso, reafirmou pressupostos que sempre ordenaram a compreensão do Sindicato e que considera não haver motivos para altera-los, como, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como componente estrutural da concepção de desenvolvimento do trabalho; a paridade e a isonomia.
Ela destacou que questões como estruturação e gratificação, contidas na minuta do PL precisam ser enfrentadas e que até mesmo a Constituição Federal é desrespeitada nesta proposta.
ANDIFES
Ainda sem um posicionamento definitivo sobre o PL da carreira docente o presidente da Andifes e reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, declarou ser esta reunião o primeiro momento em que o Conselho discutirá¡ sobre o este PL com mais elementos. Ele garantiu que a ideia à que no decorrer da reunião seja construída uma agenda que permita aprofundar o tema e apresentar as propostas mais amadurecidas a partir da visão do conjunto de reitores
Ele manifestou preocupação quanto à complexidade do tema e com a exiguidade do tempo para essa discussão, mas ressaltou o interesse da Andifes em discutir sobre a minuta proposta, sobretudo no que diz respeito a questões ligadas à gestão da universidade, compreendendo os diferentes papeis que exercem o sindicato e Andifes, na discussão da estrutura da carreira.
REUNIÃO com a seção sindical
A professora Marina Barbosa participou, também de reunião com a diretoria e conselho de representantes da Associação de Professores da UFMA (APRUMA), na sede da entidade na área de vivência – Campus do Bacanga. Ela fez uma avaliação sobre a minuta do PL e sobre o processo em curso da proposta do ANDES-SN para a carreira docente, ouvindo sobre a realidade dos docentes do Maranhão.
Fonte: ANDES-SN