A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários esclareceu em ofício enviado no último dia 29/01 à ADUFPB que as datas limites para entrega de relatórios e adesão de novos projetos de extensão foram definidas e publicadas pelo PROBEX em abril de 2017.
Esse ofício é uma resposta a uma solicitação de revisão de prazos feita pela ADUFPB que atendeu alguns docentes associados reclamaram que os tais prazos finais haviam caído justamente no período de férias legais.
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários informou ainda que em “face do novo cenário de aumento da vigência dos projetos de extensão” vai se esforçar, em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, para alterar parâmetros no SIGAA que permitam a prorrogação do envio dos relatórios finais dos projetos PROBEX 2017 até o dia 30 de março de 2018, sem prejuízo das submissões ao Edital PROBEX 2018.
Confira o teor do ofício abaixo:
Prezados Dirigentes da Diretoria Executiva da ADUFPB/SSind,
Ao cumprimentá-los cordialmente, agradecemos a iniciativa dessa Diretoria de nos acionar a respeito de questões concernentes a extensão universitária reivindicadas por alguns docentes filiado(a)s.
Sobre as questões levantadas passamos a fazer os seguintes esclarecimentos:
1. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários em momento algum cobrou por meio de documento oficial a entrega do relatório até o dia 31 de janeiro de 2018. Tal data foi pré-estabelecida no Edital PROBEX 2017, publicado no site da PRAC no dia 03/04/2017 e retificado no dia 24/04/2017, constando o prazo no cronograma do referido edital.
2. Em 19 de Outubro de 2017, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas publicou a Portaria PROGEP/GAB No 2830/2017 que dispõe sobre a programação de férias dos servidores técnico-administrativos e docentes para o Exercício 2018.
3. A partir do conhecimento da supramencionada Portaria, no início do mês de dezembro de 2017, a PRAC por meio da Coordenação de Programas e Ação Comunitária enviou e-mail às Assessorias de Extensão de cada Centro de Ensino, recomendando ampla divulgação junto aos docentes coordenadores de Projetos de Extensão para que estes concluíssem suas ações com envio de relatório final até o fim do Exercício 2017, viabilizando os relatórios de gestão e possibilitando a certificação das equipes extensionistas.
4. A partir da implantação do SIGAA – Módulo de Extensão, ocorrido em fevereiro de 2017, não é permitida a submissão de projetos a novos editais sem o encerramento por meio do envio e aprovação de relatórios finais das ações do exercício anterior. O sistema já possuía uma programação de permissões e impedimentos parametrizados conforme o cronograma do Edital.
5. Esta Pró-Reitoria no intuito de fortalecer a extensão universitária, aumentou o período de vigência dos projetos e das bolsas para o Exercício 2018 de oito para dez meses, o que representa um grande investimento e valorização da extensão. Consequentemente, o Edital PROBEX 2018 já se encontra publicado no site da PRAC para conhecimento e divulgação do seus prazos, como também de critérios, procedimentos e orientações para submissão de novas propostas. Tal calendário estabelece o período de submissão de 01 a 18 de fevereiro do corrente ano.
6. Face ao novo cenário de aumento da vigência dos projetos de extensão, esta Pró-Reitoria vai envidar esforços, em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, no sentido de alterar parâmetros no SIGAA que permitam a prorrogação do envio dos relatórios finais dos projetos PROBEX 2017 até o dia 30 de março de 2018, sem prejuízo das submissões ao Edital PROBEX 2018.
7. Vale ressaltar que esta Pró-Reitoria tem feito uma gestão compartilhada, democrática e colaborativa com os extensionistas, buscando sempre o diálogo na definição das políticas, como na programação dos eventos acadêmicos, em reuniões e encontros sistemáticos com o Comitê Assessor de Extensão constituído por representantes de todos os 16 Centros, das Escolas Técnicas e do Hospital Universitário, em prol de cumprir com a missão da UFPB em fortalecer a relação transformadora entre universidade e sociedade.
Com estes esclarecimentos, solicitamos a esta Diretoria que proceda com ampla divulgação junto aos seus filiados.
FONTE: ADUFPB