O Prêmio Jabuti deste ano tem um professor da UFPB como um dos seus indicados. Flávio Lúcio Vieira, do Departamento de História da UFPB, concorre à honraria com o livro “Ulisses e o fogo olímpico” (Editora Giostri), na categoria Juvenil do eixo Literatura.
O livro é um mergulho na mitologia grega, com linguagem dinâmica e imagética. Na aventura, os adolescentes Ulisses, Dafne e Íon são escolhidos pelos deuses para cumprir a missão de recuperar o fogo olímpico – fonte de todas as artes e de todo conhecimento humano – das mãos do titã Prometeu, que o roubou do Olimpo. Para tal feito, eles têm apenas sete dias.
Flávio Lúcio é graduado em história, com mestrado e doutorado em sociologia. “Ulisses e o fogo olímpico” marca a sua estreia na área de ficção – e poderá ter sequências, a depender da receptividade do público e do interesse da editora.
Considerado um dos prêmios literários mais importantes da América Latina, o Jabuti já teve outros paraibanos entre os indicados: Maria Valéria Rezende, Shiko, Tiago Germano e Patrícia Rosas.