O professor José Antônio Novaes da Silva, conhecido também por Antônio Baruty, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, recebe na próxima terça-feira (3/9), o título de cidadania paraibana da Assembleia Legislativa do Estado. A cerimônia será realizada no Plenário Deputado José Mariz, na ALPB, localizada na Praça João Pessoa, a partir das 15h.
De autoria do presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, a lei que propõe a homenagem foi publicada no dia 17 de maio no Diário Oficial do Estado. O título de cidadania paraibana busca mostrar reconhecido aos relevantes serviços prestados pelo professor Antônio Novaes em prol da educação, da ciência e do desenvolvimento da sociedade paraibana.
Nascido na cidade de Londrina, no Paraná, o docente leciona na Universidade Federal da Paraíba desde 1988. Ele é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é mestre em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal).
Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (Neabi) da UFPB. Além disso, também já integrou o Programa de Pós-graduação em Educação da universidade e o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Conneabs) do Nordeste e foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFPB.
Outras homenagens
No último dia 15, a Assembleia Legislativa da Paraíba também homenageou com o título de cidadania paraibana os professores da UFPB Elisângela de Oliveira Inácio, Jaimar Medeiros de Souza, Jacqueline Echeverría Barranco e Paulo Roberto Palhano Silva. A solenidade, proposta pela deputada Cida Ramos, aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa, com a presença de autoridades, estudantes, amigos e familiares dos homenageados.
Ao homenagear os docentes, a deputada Cida Ramos fez questão de destacar a relevância do papel do professor, não só para a disseminação do conhecimento, mas, principalmente, para o fortalecimento da democracia. A parlamentar ressaltou que os homenageados merecem o justo reconhecimento por dedicarem suas vidas a levar o saber àqueles que buscam aprender.
Leia mais clicando aqui.
Fonte: Ascom ADUFPB e Assessoria ALPB