O professor Pedro Nunes Filho, titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) como Liderança Acadêmica no campo das Ciências da Comunicação, recebendo o Troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional.
A ADUFPB parabeniza o professor Pedro Nunes pela conquista, que mais uma vez ratifica a qualidade e os esforços do corpo docente que compõe a Universidade Federal da Paraíba. Com mais de 40 anos dedicados à docência, o pesquisador do Departamento de Comunicação vem transitando pelo Ensino, a Pesquisa e a Extensão na UFPB e em outras Universidades pelas quais passou, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pedro Nunes Filho é reconhecido nacional e internacionalmente pela competência, articulação com centros de pesquisa, produções artísticas e intelectuais em áreas das Ciências da Comunicação, Semiótica e Cinema e Audiovisual.
O grande diferencial de sua vida acadêmica foi a construção de um perfil híbrido, teórico-aplicado, que conjuga reflexões avançadas, fruto da adoção de metodologias inovadoras e realização de vídeos, filmes, projetos multimídia, iniciativas itinerantes, mostras audiovisuais, propostas colaborativas dentre outras. Por sua atuação marcante na UFPB e articulações com universidades brasileiras e estrangeiras, a UFPB aprovou o título de Professor Emérito, honraria mais importante outorgada a um professor da Casa.
Confira a nota pública do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo a respeito da conquista do professor Pedro Nunes:
NOTA Pública PPJ-UFPB
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e a Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA da UFPB, têm a honra de informar a comunidade acadêmica e a imprensa que a INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) votou e reconheceu o Professor Pedro Nunes Filho (UFPB) como Liderança Acadêmica no campo das Ciências da Comunicação, concedendo ao referido pesquisador o Troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional. Pedro Nunes dispõe de uma relevante produção acadêmica em forma de artigos, livros, filmes, vídeos, projetos multimídia e trânsito com universidades do Brasil e do exterior.
A INTERCOM anualmente, homenageia pesquisadores e instituições, como forma de reconhecer o trabalho pelo fortalecimento da área da Comunicação e da Ciência no país.
Em 2022, a comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação votou por homenagear três pesquisadores e duas instituições paradigmáticas: Pedro Nunes Filho (UFPB); Francisco de Assis (Cásper Líbero); Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (Unisinos); Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis (UFMA).
A UFPB, através do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, compartilha essa conquista acadêmica e reconhecimento por parte da INTERCOM em um momento difícil em que as universidades públicas brasileiras vivenciam o descaso proposital do governo federal. A entrega da premiação aos homenageados ocorrerá no dia 07 de setembro de 2022 no Auditório Cine Aruanda da UFPB.
VIVA a Ciência, a Arte, a Cultura e os avanços do Conhecimento; Viva as nossas Universidades brasileiras; Viva a UFPB e a UFAL pela caminhada acadêmica diferencial de Pedro Nunes Filho (Professor Emérito da UFPB).
Profª Drª Zulmira Nóbrega
Coordenadora Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPBDisponibilizamos o livro-coletânea “Mestre da UTOPIA: fragmentos de uma caminhada polifônica” em que pesquisadores e pesquisadoras destacam as vivências acadêmicas compartilhadas com Pedro Nunes: https://mestredautopia.files.wordpress.com/2021/11/mestre-da-utopia-versao-completa-final.pdf
Informe da INTERCOM | Homenageados | https://www.portalintercom.org.br/premios_new/luiz-beltrao/homenageados-2022
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, com edição da ADUFPB