A tese de doutorado “Yîhcamnopura Natu Cetaknamachonhîrî: processos informemorias e identidade cultural dos Waiwai do Anauá em Roraima”, de autoria da professora Mariza de Oliveira Pinheiro (Departamento de Artes Visuais do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB) recebeu o Prêmio ANCIB de 2020 como melhor tese defendida na área de Ciência da Informação no Brasil. A certificação é concedida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).
Orientado pela professora Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira e coorientado pela professora Dra Maria da Graça de Melo Simões da Universidade de Coimbra / Portugal, o trabalho está inserido na linha investigativa de Informação, Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, em cumprimento à exigência para a obtenção do título de doutora.
Nele, a professora Mariza Pinheiro, que integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB (Gecimp), liderado pela professora Dra Bernardina Freire, analisa os processos informemorias que tecem os fios da complexa etnoidentidade cultural dos Waiwai da Terra Indígena Anauá no Estado de Roraima, centrados na Região Norte, fronteira com a Venezuela. A tese aborda as categorias de etnoinformações, etnomemória e identidade cultural Waiwai, em particular no que se refere à comunidade Anauá considerando as influências da colonização portuguesa. Parte da tese foi pesquisada na Universidade de Coimbra através de doutoramento Sanduiche fomentado pela Capes/ Brasil.
Segundo a professora, “os processos informemorias do povo Waiwai, em constantes momentos de rememoração de sua tradição, funcionam como conhecimento partilhado entre épocas e gerações. Com o decorrer dos tempos e o contato com as missões religiosas, ao tornarem-se aliadas naturais dos indígenas, contribuíram para uma transmutação natural entre a cultura tradicional nativa e as manifestações religiosas. Esse movimento gerou significativas transformações na identidade cultural dos Waiwai.”
Para a professora Dra Mariza Pinheiro, a premiação é um reconhecimento importante da pesquisa enquanto avanço e nova contribuição para a área da Ciência da Informação no Brasil. Sobretudo, para a mesma, a experiência foi inigualável relacionada aos trabalhos anteriores.
Confira algumas fotos da pesquisa, realizada em Roraima.
Fonte: Ascom ADUFPB