A professora aposentada do Departamento de Psicologia da UFPB, Eugênia Tereza Correia, realiza na próxima segunda-feira (3/10) a oficina “Entre som e imagem: inspirações para cuidadores” voltada a pessoas que cuidem de alguém em situações de crise e que desejam adquirir mais conhecimento que possam auxiliar nesse processo.
“A depressão é o ‘mal do século’, incluindo entre seus sintomas a agressividade, insônia, incapacidade de amar, criar e trabalhar. O curso pretende tomar a depressão do idoso como ponto de partida e apresentar algumas maneiras de fazer face a esse quadro explorando práticas inspiradas na psicanálise na teoria da arte”, explica a Eugênia Correia.
O curso será realizado na Casa de Sonhos – Rua Vereador Alberto Falcão, 67, Miramar –, das 10h às 16h. Interessados devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 100, sendo metade antecipadamente, por depósito bancário (informações para depósito pelos e-mails genacor01@gmail.com e fabialivia@gmail.com), e a outra metade no dia e local do curso.
Estão sendo oferecidas apenas 10 vagas e os alunos terão direito a receber uma declaração de participação no curso. Entre os temas a serem abordados, a professora Eugênia vai falar sobre como contribuir para a superação da fase de crise, que muitas vezes é acompanhada por insônia, agressividade e depressão, sem investir esforços unicamente em medicamente.
Ela tratará, ainda, do uso da arte e da música como forma de terapia e dos fundamentos dessa ideia. Serão apresentadas práticas, dicas e exercícios simples que podem acalmar e animar pessoas em situação de crise.
Sobre a ministrante
A professora Eugênia Tereza Correia é psicóloga, psicanalista, compositora, poeta e pesquisadora na interface arte/psicanálise. Graduada pela UFBA (Salvador), possui mestrado em Filosofia da Educação (Unicamp) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (UnB). Realizou estágios em Paris e Bruxelas e é autora do livro “Oficinas terapêuticas”, disponibilizado gratuitamente na internet.
Mais informações sobre a oficina pelos e-mails genacor01@gmail.com e fabialivia@gmail.com ou pelo telefone (11) 96071-0809.
Fonte: Ascom ADUFPB