As professoras Anita Leocádia, Ivete Martins, Rita Porto, Adelaide Dias, Rita Porto e Maria Helena estão em Brasília participando, como delegadas da Paraíba, da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, que irá planejar as políticas de educação do país para os próximos 10 anos. O evento começou no último sábado (28) e segue até amanhã (30).
“Estamos aqui como delegadas para defender a educação pública, gratuita e de qualidade e construir o Plano Nacional de Educação, que é a política de educação do país para os próximos 10 anos, de 2024 a 2034”, explica a professora Rita Porto, diretora de Assuntos de Aposentadoria da ADUFPB.
A Conferência tem como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O que é o Conae
A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço de debate onde representantes de diversos setores da sociedade se reúnem para discutir as políticas educacionais do nosso país. Estudantes, professores, gestores, pais e muitos outros atores têm na Conae a oportunidade de contribuir para a construção de uma educação mais justa e inclusiva. O tema da Conae 2024 é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”
O Plano Nacional de Educação (PNE) é um plano decenal que estabelece diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a edcação nacional. A Conae possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo PNE.
A Conae 2024 é organizada e realizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A etapa nacional da Conae é precedida de conferências municipais, intermunicipais, estaduais e distrital.