Os professores da UFPB vão aderir à paralisação do Dia Nacional de Greve contra a reforma da Previdência, marcado para esta terça-feira, dia 5 de dezembro. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada nesta segunda-feira (4) nos quatro campi da universidade. A mobilização está sendo organizada por centrais sindicais e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. Em João Pessoa, haverá protesto às 8h em frente ao prédio do INSS, no Centro da cidade.
O Dia Nacional de Greve contra a reforma da Previdência vem sendo organizado desde o dia 24 de novembro e foi agendado para o dia que antecederia o início da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, na Câmara dos Deputados. Na última sexta-feira, entretanto, parte das centrais sindicais que participavam da organização divulgou nota suspendendo o protesto em virtude da informação de que o governo teria adiado a votação.
No mesmo dia, o Andes – Sindicato Nacional se pronunciou, repudiando a decisão e mantendo a convocação para a categoria ir às ruas no 5/12. No sábado, a ADUFPB divulgou nota também mantendo a mobilização e chamando todos os professores a se juntarem a essa luta.
Assista abaixo a fala do presidente da ADUFPB, Marcelo Sitcovsky, a respeito da avaliação da Diretoria sobre a Greve Nacional.
Eleição de delegados para o 37º Congresso do Andes
Além da adesão ao Dia Nacional de Greve, a assembleia desta segunda-feira elegeu os delegados que irão representar a ADUFPB no 37º Congresso do Andes – Sindicato Nacional, programado para acontecer de 22 a 27 de janeiro de 2018, na cidade de Salvador (BA). Ocorreram votações no campi de Areia, Bananeiras, Litoral Norte e em João Pessoa.
A ADUFPB tem direito a enviar 11 delegados ao Congresso do Andes, sendo um representante da Diretoria e os demais da base, eleitos em assembleia geral. Desta forma, cada um dos três campi do interior escolhe um delegado e o os docentes do campus de João Pessoa escolhem sete.
Para representar a Diretoria, foi escolhido o professor Marcelo Sitcovsky. No campus de Bananeiras, foram eleitos os professores Sérgio Murilo, como titular, e José Eduardo Espínola, como suplente. Em Areia, o delegado será Guttemberg Silvino e o suplente, Saulo Gondim. No Litoral Norte, foram eleitos Cristiano Bonneau (titular) e Saulo Maciel (suplente).
No campus de João Pessoa, 15 professores se inscreveram para a eleição de delegados e os presentes puderam votar em até sete nomes. Os eleitos foram os(as) professores(as) Francileide de Araújo Rodrigues (Frances), Terezinha Diniz, Auta Sousa Costa, Fernando Cunha, Maria das Graças Baptista, Romildo Fernandes e Arturo Gouveia.
Com 31 votos, o professor Daniel Antiquera ficou empatado com o professor Arturo Gouveia e, por decisão da assembleia, o critério para desempate foi o tempo de filiação ao sindicato. O professor Daniel também participará do Congresso, mas na condição de observador e não de delegado, portanto sem direito a voto.
Fonte: Ascom ADUFPB