Os professores da UFPB aprovaram em assembleia a adesão da categoria à paralisação geral que será realizada em todo o País nesta quinta-feira (22/9). Foram realizadas assembleias na última terça-feira, nos campi de Areia e Bananeiras, e nesta quarta-feira, em João Pessoa e no Litoral Norte.
Com a paralisação, não haverá aula em toda a universidade, mas a ADUFPB vai realizar uma série de atividades de mobilização. No campus I, serão feitas visitas aos centros e distribuído material informativo para denunciar os ataques aos direitos trabalhistas e à educação pública no Brasil.
A concentração acontecerá às 7h30, na sede do Sindicato, localizada no Centro de Vivência. Às 8h, os professores sairão para as visitas aos centros. Já à tarde, às 14h, haverá debate sobre o direito à saúde no Centro de Ciências Médicas. E às 16h será realizado, no Centro de João Pessoa, um grande protesto em conjunto com várias categorias de trabalhadores e com os movimentos sociais. A concentração ocorrerá no Liceu Paraibano.
No campus de Bananeiras, acontecerão atividades de mobilização dentro de um evento do curso de Pedagogia. Em Areia, os professores, técnico-administrativos e estudantes irão fazer panfletagem na entrada do campus e nos departamentos.
Para os próximos dias estão programadas outras atividades. Na segunda-feira, dia 26, a partir das 15h, haverá reunião, na sede da ADUFPB, da Comissão de Mobilização, formada por representantes dos professores, dos técnico-administrativos e dos estudantes.
Já no dia 29, por decisão da assembleia de professores realizada nesta terça e quarta-feira, a ADUFPB realiza uma nova série de mobilização, com debates sobre o marco legal da ciência e tecnologia. Além disso, a categoria participará das atividades que serão realizadas nessa data pelas centrais sindicais.
Também foi decidido na assembleia que a Seção Sindical irá elaborar material didático para tratar dos temas relacionados aos direitos que estão ameaçados para que sejam trabalhados em sala de aula pelos professores. Vai, ainda, solicitar audiência com a Progep para tratar do calendário de férias da categoria docente para que seja observada com vistas a que seja observada a legislação que trata deste assunto.
AGENDE-SE
22/9 – Paralisação com mobilização na UFPB
– Campus I (João Pessoa):
Concentração às 7h30 na ADUFPB e visita aos centros a partir das 8h
Debate sobre o direito à saúde, no CCM, às 14h
Protesto no Centro de João Pessoa. Concentração às 16h no Liceu Paraibano.
– Campus II (Areia) – panfletagem na entrada do campus e nos departamentos
– Campus III (Bananeiras) – atividade de mobilização durante evento do curso de Pedagogia
26/9 – Reunião da Comissão de Mobilização
Horário: 15h
Local: sede da ADUFPB, no Centro de Vivência do campus I
29/9 – Série de atividades de mobilização
Debates sobre o Marco Legal da ciência e tecnologia e participação nas atividades que serão realizadas nessa data pelas centrais sindicais
Fonte: Ascom ADUFPB