Os professores da UFPB vão continuar em greve. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29/8), em assembleia geral no Centro de Vivência do Campus I, em João Pessoa. Com 185 votos a favor e 90 contrários, os docentes aprovaram a continuidade do movimento, que completou 105 dias e atinge todos os cinco campi da instituição. Uma nova assembleia foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 5/9.
Os primeiros informes foram dados pelo professor Daniel Antiquera, que representou a UFPB semana passada no Comando Nacional de Greve, em Brasília. De acordo com ele, na última quinta-feira (23/8), o Andes – Sindicato Nacional protocolou nos ministérios da Educação e do Planejamento o texto da contraproposta elaborada pelos professores.
Na sexta-feira (24/8), o mesmo foi feito no Palácio do Planalto, com o objetivo de forçar a participação direta da presidente Dilma no processo de retomada das negociações. Entretanto, ao chegarem, os sindicalistas foram recebidos no estacionamento do Palácio. Os servidores que os receberam não queriam deixá-los entrar para ter acesso ao setor de protocolo e nem receber o documento, informou o professor Daniel. “Isso foi motivo de muita revolta entre os professores”, declarou.
Protesto de alunos
A reunião desta semana foi uma das maiores já realizada desde a deflagração do movimento, no dia 17 de maio. A presença dos estudantes também foi marcante. Com cartazes e palavras de ordem, eles expressaram apoio aos professores.
Após a assembleia os alunos seguiram em marcha até Reitoria e ocuparam o hall principal. A intenção era protestar contra a intransigência do governo federal, que se recusa a negociar com os professores. Os estudantes avisaram que vão permanecer no local por tempo indeterminado em apoio aos professores.
Audiência na assembleia
À tarde, representantes do Comando Local de Greve dos professores participaram de audiência com os parlamentares da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba. A reunião foi realizada no auditório do plenário Deputado José Mariz.
Os professores Alexandre Nader e Marcos Montenegro foram convidados a falar na tribuna. Na abertura, o deputado Janduhy Carneiro (PEN) fez o pronunciamento sobre os motivos da convocação e importância da audiência pública. Já o deputado Vituriano de Abreu (PSC) falou sobre o papel do professor no processo de educação e no desenvolvimento do país. Para finalizar a audiência foi convidada a deputada Olenka Maranhão (PMDB).
Calendário de atividades aprovado na assembleia:
4ª feira, 29/08
15h00 – Audiência Pública na Assembleia Legislativa/PB
5ª feira, 30/08
Assembleias em Bananeiras e Areia
13h00 – Reunião do CLG com comissão da Ensino a Distância
6ª feira, 31/08
14h00 – Reunião do CLG/ADUFPB
2ª feira, 03/09
14h00 – Reunião do CLG/ADUFPB
3ª feira, 04/09
14h00 – Reunião do CLG/ADUFPB
4ª feira, 05/09
9h00 – Assembleia geral dos professores
Fonte: Ascom ADUFPB