A conjuntura política e social brasileira, as transformações do sistema educacional e as mudanças nas regras da carreira de professor foram o centro dos debates promovidos durante o seminário “Universidade e Movimento Docente Hoje”, realizado nos dias 3 e 4 de setembro pela ADUFPB, no Hotel Imperial, em João Pessoa. Sessenta docentes participaram dos dois dias do evento, que serviu para traçar as estratégias de atuação que irão nortear as ações da entidade nos próximos meses.
O seminário foi aberto pela secretária geral da ADUFPB, professora Terezinha Diniz, que deu as boas vindas aos participantes e conclamou a todos para os debates, lembrando que os temas do evento serão essenciais para as discussões sobre as mudanças nas regras da carreira docente. “Finalizo deixando a mensagem de Paulo Freire: ‘Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo’”, declarou.
“A Universidade Brasileira Hoje” foi o tema da palestra da noite com o reitor da UFPB, Rômulo Polari, e a diretora do CCHLA, Aparecida Ramos. Participaram da mesa, ainda, o presidente da ADUFPB, Jaldes Meneses, e o representante da Regional II do ANDES-SN, Marcos Montenegro.
Também estiveram presentes ao primeiro dia do evento o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e representante da Regional Nordeste II do ANDES, Levy Paes Barros; o presidente da ADUFERPE, Cícero Monteiro de Souza; o vice-presidente da ADUFERPE, Juvenal Teodoro Lopes Fonseca; o secretário geral da ADUFERPE, Sérgio Wlademir de Siqueira, e o tesoureiro da ADUFRPE, Arthur Roberto Lopes de Carvalho.