Nesta quarta-feira (3), às 18h30, na TV Rede Unida (YouTube), acontece o debate de lançamento do documentário “Mais Médicos”, dirigido pelos professores da UFPB Marcel Vieira, do
Departamento de Comunicação, e Ricardo Soares, do Departamento de Promoção da Saúde. Além dos dois diretores, o encontro terá as participações de Helena Petta, médica, diretora de cinema e roteirista, e Arthur Chioro, médico, professor universidário e ministro da Saúde do Governo Dilma Rousseff.
O documentário apresenta as experiências do Programa Mais Médicos na Paraíba, com relatos de médicos brasileiros e cubanos, profissionais e gestores da saúde e comunidade local atendida pelo programa. Produzido a partir de um projeto de pesquisa financiado pela Fapesq, “Mais Médicos” atendeu ao chamado de um edital internacional, com pesquisadores do Brasil e dos EUA. “A parceria com o curso de cinema da UFPB nos possibilitou ir além do trabalho acadêmico e realizar um vídeo documentário, por meio do projeto de extensão Cinema e Cuidado”, conta Luciano Gomes, um dos roteiristas do documentário e também professor do Departamento de Promoção da Saúde.
Segundo ele, o “Mais Médicos” teve uma primeira apresentação pública no final de 2019, quando a equipe fez a primeira edição do material e o exibiu no Cine Aruanda (UFPB). Mas somente agora ele está aberto ao público. “Além do processo de pós-produção, demoramos a lançar a versão final por causa dos direitos autorais das músicas utilizadas no vídeo. Não teríamos como pagar, mas, como não temos um fim comercial, sensibilizamos os detentores desses direitos e conseguimos a autorização legal”, explica.
Debate – Os convidados para o debate são dois pesquisadores da área médica: Helena Petta, que também é roteirista (ela assina a série “Unidade Básica”, da Globoplay) e diretora de cinema (premiada no festival É Tudo Verdade, juntamente com a irmã, Anna Petta, pelo documentário “Quando Falta o Ar”, sobre a luta coletiva contra a covid-19 no país), e o médico sanitarista Arthur Chioro, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ministro da Saúde entre 2014 e 2015. Além deles, estarão presentes os dois professores responsáveis pelo “Mais Médicos”, Ricardo Soares e Marcel Vieira. “O mês escolhido para esse lançamento é marcante, pois foi em agosto de 2013 que os cubanos chegaram ao país, em meio a atos violentos e xenófobos da classe médica brasileira”, diz o professor Luciano.
O documentário “Mais Médicos” está disponível no canal Cinema e Cuidado, no YouTube (clique aqui). Para acompanhar o debate, os organizadores do evento pedem aos interessados que primeiro vejam o documentário.
Outros projetos – A interface cinema e saúde continua. De acordo com Luciano Gomes, um novo documentário será lançado em breve. Desta vez, a produção foca na experiência dos profissionais de saúde em duas unidades básicas de saúde de João Pessoa durante a primeira onda da pandemia de covid-19. “Também estamos produzindo uma série em torno das práticas integrativas e complementares”, finaliza.
Serviço
Debate de lançamento do documentário “Mais Médicos”
Data: quarta-feira, dia 3 de agosto
Hora: 18h30
Onde: Youtube: https://youtube.com/user/RedeUnida1
Fonte: Ascom ADUFPB