O Festival do Japão na Paraíba acontecerá de 17 a 20 de setembro, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nos dias 21 e 22 o evento segue para a Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.
De acordo com Alice Lumi Satomi, do Departamento de Educação Musical, boa parte de sócios da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba são também sócios da ADUFPB de João Pessoa.
O objetivo é cultivar e promover a cultura japonesa. Haverá workshops, filmes, palestras, oficinas e apresentações musicais. São destaques as exposições de artefatos Ainu e Okinawa, trazidos pelo Consulado Geral do Japão no Recife, e atrações musicais vindas de São Paulo, que abriga maior parte da comunidade japonesa no país.
O espetáculo “Murá [aldeia]” integra cantigas tradicionais japonesas e seus arquétipos à cultura brasileira contemporânea. Já o show “O mundo é um”, de Victor Kinjo, compositor e cientista social, com participação do músico e ator Eduardo Colombo, apresentará o universo transcultural com canções do seu primeiro disco.
Ocorrerá também o lançamento do livro Cultura japonesa: conexões, expressões e memória, com artigos produzidos na UFPB sobre Kyudô, arte marcial japonesa do tiro com arco. Segundo a organização, o tema Conexões Nativas veio da pesquisa de Sônia B. de Sá, que aproxima a cultura dos arqueiros entre japoneses e potiguaras e da preocupação do devir indígena de Victor Kinjô com sua cultura ancestral “uchinanchu [okinawana]”.
O evento marcará os 15 anos da Associação Cultural Brasil-Japão na Paraíba (ACBJ-PB). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da associação.
Da ASCOM ADUFPB
com informações da Ascom/UFPB