Cento e seis docentes filiados a ADUFPB escolheram a fotografia “Memória e resistência: índio da tribo Potiguara – Paraíba”, de autoria da professora Mauricélia Cordeira da Silva, do departamento de Serviço Social (CCHLA), para ilustrar a capa da Agenda da ADUFPB 2018. A consulta, realizada através de e-mail enviado para todos os docentes, e também publicada na página do sindicato no Facebook, possibilitou aos professores e professoras a escolha da melhor imagem (aplicada em layouts da capa da agenda 2018) entre as três fotografias selecionadas pela Comissão Julgadora do 6º Concurso Cultural de Fotografia, realizado pelo sindicato. Este ano, 55 professores inscreveram 162 imagens para concorrer à capa da agenda e às premiações.
A enquete virtual ocorreu entre os dias 8 a 16 de novembro e, mesmo no curto período de tempo, teve bastante repercussão junto aos docentes. Até o dia do encerramento da escolha, 237 filiados já haviam respondido qual seria o layout e a imagem mais indicados para compor a capa da agenda. Para a professora Ednalva Neves, do departamento de Ciências Sociais da UFPB, “essas e outras iniciativas fortalecem os docentes enquanto entidade e marcam o lugar político dos associados”.
As outras duas imagens também tiveram uma boa aceitação por parte dos docentes. O layout da capa com a fotografia “Porta florida”, de autoria da professora Gladys Nery da Fonsêca, do Departamento de Química/CCEN, recebeu 94 citações. Já o layout com a fotografia “A Fortaleza do Equilíbrio”, de autoria do professor Marcello Fernando Bulhões Martins, do Departamento de Educação Física/CCS, obteve 37 citações.
A entrega da Agenda 2018 está prevista para a segunda quinzena do mês de dezembro. Todo professor filiado recebe um exemplar, gratuitamente. A agenda da ADUFPB é uma publicação exclusiva e com design personalizado que traz, além do calendário diário para anotações, informações úteis para os docentes como telefones dos departamentos dos campi da UFPB, calendário da Lua, entre outros. A agenda se destaca das outras publicações do sindicato por ser ilustrada com as imagens inscritas no concurso de fotografia e com poemas enviados por professores, voluntariamente.