A ADUFPB promove nova assembleia docente nesta quinta-feira, dia 9 de agosto. Em João Pessoa, a atividade será no auditório 411 do CCHLA, a partir das 9h, e reunirá também os docentes dos campi Litoral Norte e Areia. Já em Bananeiras, a assembleia está marcada para 9h30 e será realizada na sala de reuniões do CAVN.
Entre os temas de pauta está o recente anúncio de que as bolsas ofertadas pela CAPES poderão ser suspensas a partir de agosto de 2019. Um ofício do Conselho Superior da CAPES emitido no dia 2 de agosto detalhou o problema orçamentário. Assinada pelo presidente da entidade, Abílio Baeta Neves, a carta denuncia que a partir de agosto de 2019, se for mantido o corte, o pagamento de todos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado será suspenso.
Direcionado ao ministro da educação, Rossielli Soares da Silva, o texto alerta que o teto orçamentário imposto pelo MEC representa um corte significativo. “Caso seja mantido esse teto, os impactos serão graves para os Programas de Fomento da Agência”, afirma o texto.
Tal medida vai atingir mais de 90 mil discentes pesquisadores, interrompendo os programas de fomento à pós-graduação, os institucionais (de ação continuada) e os estratégicos (editais de indução e acordos de parceria com os estados e outros órgãos governamentais).
Segundo o texto, se o corte orçamentário for mantido, em agosto de 2019, haverá a suspensão dos pagamentos de 105 mil bolsistas dos programas voltados à formação de professores da Educação Básica.
O texto alerta que um corte orçamentário “de tamanha magnitude certamente será uma grande perda para as relações diplomáticas brasileiras no campo da educação superior e poderá prejudicar a imagem do Brasil no exterior”.
“Diante desse quadro, o Conselho Superior da CAPES apoia e solicita uma ação urgente do Ministro da Educação em defesa do orçamento do MEC que preserve, integralmente, no PLOA 2019 o disposto no Artigo 22 da LDO aprovada no Congresso Nacional.”, encerra a nota.
Confira abaixo os demais pontos de pauta da assembleia da próxima quinta-feira.
AGENDE-SE
Assembleia geral
Data: 9 de agosto (quinta-feira)
Locais:
– João Pessoa – auditório do CCHLA, às 9h (com participação dos docentes de Areia e do Litoral Norte)
– Bananeiras – sala de reuniões do CAVN, às 9h30
Pauta:
1. Informes
2. Corte de bolsas na Capes
3. Paralisação
4. Encaminhamentos
Fonte: Ascom ADUFPB