Os professores da UFPB voltam a se reunir em assembleia geral na terça e na quarta-feira da próxima semana (dias 10 e 11 de maio). Em pauta: informes, as consequências do PLP 257 e do plano “Uma Ponte para o Futuro” do PMDB, o 2º Encontro Nacional da Educação, o 61º Conad do Andes-SN e encaminhamentos.
Em João Pessoa, a assembleia acontecerá na terça-feira, no auditório da Reitoria, a partir das 9h. Já na quarta-feira, serão realizadas as reuniões dos campi do interior, sempre nas respectivas sedes das secretarias adjuntas da ADUFPB.
Pela manhã, fazem assembleia os docentes de Bananeiras. À tarde, a partir das 15h, é a vez dos professores de Areia. Já às 16h, reúnem-se em assembleia os docentes do Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape).
Sobre o PLP 257
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, de autoria do Executivo, ataca frontalmente os direitos dos trabalhadores dos setores público e privado. Ele tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e deve ser votado ainda em maio.
O texto prevê, entre outras medidas, a suspensão dos concursos públicos, o congelamento de salários, o não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), a destruição da previdência social e a revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores. Além disso, congela o salário-mínimo. O PLP faz parte do pacote de ajuste fiscal iniciado pelo governo, no final de 2014.
Plano Temer
O plano “Uma Ponte para o Futuro” foi apresentado pelo PMDB como proposta para um possível governo do vice-presidente Michel Temer após afastamento da presidente Dilma Rousseff. O documento prevê a não vinculação de investimentos mínimos em áreas como saúde, educação, previdência social e não deixa clara a postura de reajuste salarial ante a inflação. As medidas desagradam sindicatos, movimentos sociais e partidos com cunho sociais.
2º ENE
O 2º Encontro Nacional de Educação (ENE) será realizado de 16 a 18 de junho, em Brasília, com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”. O ENE é um espaço de debate e articulação das lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade.
Conad
O 61º Conad do Andes – Sindicato Nacional acontecerá do dia 30 de junho a 3 de julho na cidade de Boa Vista, Roraima. O encontro terá como tema central: Defesa dos direitos sociais, da educação e serviços públicos.
AGENDE-SE
Assembleia geral dos professores
Terça-feira, 10/5
Local: Auditório da Reitoria, campus I, João Pessoa
Horário: 9h
Quarta-feira, 11/5
Local: secretaria adjunta da ADUFPB em Bananeiras
Horário: 9h
Local: secretaria adjunta da ADUFPB em Areia
Horário: 15h
Local: secretaria adjunta da ADUFPB no Litoral Norte
Horário: 16h
Fonte: Ascom ADUFPB