Assuntos jurídicos, previsão orçamentária e o 39º Congresso do Andes – Sindicato Nacional serão os principais temas em debate na próxima rodada de assembleias dos professores da UFPB. A atividade ocorrerá nos campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras.
A primeira delas será no dia 10 de dezembro, às 9h30, no campus III – Bananeiras (no miniauditório do CAVN). No dia seguinte, 11 de dezembro, os debates ocorrerão no Centro de Vivência do campus I – João Pessoa, reunindo também os docentes do Litoral Norte, a partir das 9h. Por fim, no dia 12 de dezembro, haverá assembleia no campus II – Areia (no miniauditório da ADUFPB), a partir das 15h.
O primeiro assunto a ser tratado diz respeito à aprovação do contrato jurídico para abertura de processo contra a medida da UFPB de cortar o adicional de insalubridade dos professores. O problema teve início em 2018 e, desde então, a Diretoria Executiva do sindicato tem buscado recorrentemente uma solução administrativa, mas até o momento não obteve resposta positiva da universidade.
Também consta da pauta da assembleia a apreciação da proposta orçamentária do sindicato para o próximo ano. Outro ponto é a escolha dos delegados e observadores que representarão a ADUFPB no 39º Congresso do Andes-SN, a ser realizado na cidade de São Paulo, de 4 a 8 de fevereiro. Instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, o 39º Congresso do Andes-SN terá como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”.
Consta ainda dos pontos de pauta da assembleia docente o processo jurídico dos 28,86%. No dia 20 de novembro, a ADUFPB conquistou uma importante vitória referente a essa ação: o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), julgou sem procedência 62 ações rescisórias que ainda tramitavam na Corte. Na assembleia, a Diretoria vai explicar os desdobramentos desse resultado.
AGENDE-SE
Assembleia docente conjunta
– 10 de dezembro (terça-feira)
Local: Bananeiras (miniauditório do CAVN)
Horário: 9h30
– 11 de dezembro (quarta-feira)
Local: João Pessoa (Centro de Vivência)
Horário: 9h
– 12 de dezembro (quinta-feira)
Local: Areia (miniauditório da ADUFPB)
Horário: 15h
Pauta
1) Informes;
2) Aprovação de Ação Judicial de Insalubridade;
3) Apreciação do Orçamento 2020;
4) Eleição dos delegados e observadores para o 39 Congresso do ANDES;
5) Ação dos 28,86%;
6) Encaminhamentos.
Fonte: Ascom ADUFPB