A Universidade, espaço plural de produção e socialização de conhecimento critico, tem como função contribuir para o desenvolvimento social, econômico, politico, cultural, ambiental, profissional no pais.
Na manhã desta quarta-feira, 10/10, um grupo com dezenas de professores, servidores técnicos-administrativos e estudantes da UFPB caminharam pelo campus I da UFPB (CCHLA, CE, CCSA e CT) para mobilizar a comunidade acadêmica em defesa da Universidade e das liberdades democráticas. O movimento terá continuidade hoje à noite, a partir das 18 horas, quando o grupo voltará a se reunir na entrada do CCHLA para mais uma caminhada de mobilização pelos Centros de humanas, letras e artes da UFPB.
Para participar, segundo os organizadores, é só chegar junto e seguir com os caminhantes nessa luta pela democracia.
CAMINHADA NO CCJ, CCEN E CCS
Na manhã da quinta-feira, 11/10, os professores, estudantes e técnico-administrativos fazem nova caminhada. Desta vez, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A concentração acontecerá no CCJ a partir das 07h.
DEBATE NA ADUFPB – CENTRO DE VIVÊNCIA
Dentro das comemorações dos 40 anos da ADUFPB, será realizada nesta quarta-feira, 10 de outubro, a mesa-redonda “Sindicato, História e Democracia”. A atividade ocorrerá na Sala de Leitura da ADUFPB, localizada no Centro de Vivência do campus I, a partir das 15h, e é aberta a toda a comunidade.
Os debatedores serão os professores Marcelo Sitcovsky, Cida Ramos (ambos do Departamento de Serviço Social) e Alexandre Nader (do Departamento de Habilitação Pedagógica).
A mesa-redonda “Sindicato, História e Democracia” faz parte da programação política das comemorações dos 40 anos da ADUFPB. De acordo com o professor Marcelo Sitcovsky, neste momento, é fundamental recuperar os aspectos históricos da seção sindical e as conquistas do processo de organização.
“E, no contexto atual em que, na nossa opinião, as liberdades democráticas estão ameaçadas, é fundamental reafirmar a Democracia como um espaço favorável, um terreno fértil para a luta em defesa dos direitos, em defesa da universidade pública, de qualidade e gratuita”, avalia Sitcovsky.